Como ser aluno do IFB? Quanto custa?
O Instituto Federal de Brasília (IFB) foi criado em dezembro de 2008 como uma instituição pública de qualidade que oferece ensino gratuito através de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores (FIC), educação profissional técnica de nível médio e tecnológica em cursos de graduação e de pós-graduação ligados a projetos de pesquisa e extensão.
Os diferentes campi do IFB atuam em conformidade com a vocação econômica das regiões administrativas do Distrito Federal e atualmente a instituição é formada por uma reitoria e 10 campi distribuídos pelo Distrito Federal: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.
Quanto custa estudar no IFB?
1 – Formação Inicial e Continuada (FIC)
Cada curso FIC define um sistema próprio de seleção que varia de acordo com os critérios estabelecidos pelo campus ofertante.
2 – Cursos Técnicos
Para os cursos técnicos, o Processo Seletivo acontece por sorteio de vagas. É preciso que o candidato se inscreva no (processoseletivo.ifb.edu.br);
3 – Cursos Superiores
Para ingressar nos Cursos Superiores do IFB, pode ser pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e/ou pela nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os alunos que estejam já no segundo período de um curso superior podem ingressar por transferência externa ou através do diploma. lembrando apenas que o curso de Licenciatura em Dança do IFB tem um sistema de ingresso diferenciado dos demais, com edital próprio.
4 – Cursos de Pós-Graduação
O ingresso nos cursos de especializações são feitos por inscrições on-line, e em seguida por sorteio eletrônico e análise de currículo. Para ingressar nos cursos de Mestrado, o candidato deve fazer a inscrição on-line e passar pela seleção com provas objetivas e discursivas em exame nacional, que será coordenada pelo Instituto Federal do Espírito Santo.