Faculdade de Odontologia da UFMG abre inscrições, até 7/6, para curso de formação em Saúde Bucal, online e gratuito
A Faculdade de Odontologia da UFMG abre inscrições, até 7 de junho, para a primeira oferta do curso de atualização “Formação em Saúde Bucal: processo de trabalho na Atenção Básica e implementação municipal da Política Nacional de Saúde Bucal – FormaSB”, gratuito, online e previsto para o segundo semestre deste ano.
LEIA TAMBÉM: Especialização gratuita do Instituto Butantan recebe inscrições
A ação educativa é destinada a profissionais que integram as Equipes de Saúde Bucal do Estratégia Saúde da Família e aos responsáveis pela gestão municipal de saúde bucal de municípios com até 20 mil habitantes. Os interessados devem possuir acesso à internet para o acompanhamento do curso.
A iniciativa é uma parceria entre a Faculdade de Odontologia e a Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB) do Departamento de Estratégias e de Políticas de Saúde Comunitária (DESCO) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde (MS) e conta com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG).
As 3200 vagas serão distribuídas conforme disposto no Anexo III do edital de seleção.
Se o número de interessados for maior do que o número de vagas, será dada prioridade aos municípios com maior cobertura das Equipes de Saúde Bucal no Estratégia de Saúde da Família e que possuam Serviço de Especialidades em Saúde Bucal. Caso não seja preenchido o número de inscritos para compor o número de turmas por estado, os inscritos poderão ser remanejados, formando turmas mistas.
Formação
O curso tem como objetivos centrais qualificar as equipes de Saúde Bucal que atuam no Estratégia Saúde da Família, discutir o modelo de atenção em saúde bucal no âmbito do programa e fomentar a elaboração de diretrizes municipais para a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal.
Aprimorar a experiência formativa dos agentes de saúde bucal, por meio de recomendações para o programa de Educação Permanente em Saúde, fomentar a articulação ensino-serviço, a partir da adesão de professores à capacitação, e divulgação da produção científica do FormaSB também são finalidades da iniciativa.
Com duração de três meses, o curso terá carga horária de 60 horas, sendo 36 horas síncronas, para interações entre tutores e a turma e encontros temáticos com convidados, e 24 horas assíncronas, em atividades no ambiente virtual. Os encontros virtuais síncronos serão quinzenais, realizados preferencialmente às sextas-feiras no período da tarde, com duração de quatro horas.
“O curso tem uma proposta inédita e inovadora ao incluir a participação tanto dos profissionais quanto dos gestores da saúde bucal municipal, para refletir sobre a prática e ampliar o repertório das equipes para formular estratégias de saúde”, explica a coordenadora da iniciativa e docente da Faculdade de Odontologia Maria Inês Barreiros Senna.
A professora destaca, ainda, a importância de priorizar cidades com até 20 mil habitantes na oferta da formação. “Identificamos que municípios menores têm, em geral, mais dificuldades para ter acesso a ações formativas e para organizar seus serviços, pontos com os quais o Forma SB poderá contribuir.”
Inscrições e seleção do curso sobre saúde bucal
As inscrições devem ser realizadas pelos municípios interessados, por meio do formulário eletrônico disponível na opção “Municípios” do site do curso, conforme orientações do item 5 do edital de seleção.
Cada localidade poderá inscrever até duas Equipes de Saúde Bucal Modalidade I e/ou II, com regime de trabalho de 40 horas semanais, na condição de titular, junto e uma outra Equipe de Saúde Bucal I e/ou II, com o mesmo perfil, na condição de suplente, além do responsável por coordenar a rede municipal de saúde bucal.
O preenchimento do formulário para inscrição única pode ser feito pelo profissional que coordena a rede municipal de saúde bucal ou pelo responsável pela gestão da Atenção Primária à Saúde, de acordo com o organograma da Secretaria Municipal de Saúde municipal.
No ato da inscrição, deverão ser anexadas cópia digital, em arquivo de imagem, png ou jpg, do: a) Termo de Compromisso da Gestão Municipal (anexo 1 do edital); b) Formulário de Indicação dos Profissionais do Município (anexo 1.1 do edital), ambos assinados pelo secretário municipal de saúde ou pelo coordenador ou diretor da Atenção Básica; c) carteira de identidade ou carteira do conselho profissional do responsável por inscrever o município, frente e verso.
Ao final do procedimento, será emitido um comprovante de que a inscrição foi concluída com sucesso, documento que deverá ser impresso ou salvo por quem fez a inscrição.
Inscrições sem a documentação completa ou que não atendam aos requisitos previstos pelo edital serão indeferidas.
A relação das inscrições homologadas será divulgada no dia 17 de junho. O resultado preliminar será divulgado no dia 15 de julho e o final, no dia 20 do mesmo mês, conforme previsto pelo cronograma que consta no anexo 2 do edital de seleção. As aulas têm início previsto para agosto.
Texto: Assessoria de Comunicação CAED/UFMG