Perguntas de entrevista de emprego: conheça as principais e saiba responder

Algumas perguntas de entrevista de emprego sempre estão presentes em diversos processos seletivos. Por isso, é necessário se preparar para se sair bem durante as etapas da seleção.

Na maioria dos casos, especialistas em RH e até mesmo psicólogos fazem perguntas específicas, com o objetivo de conhecer o perfil do candidato.

É essencial que ao responder todas essas perguntas o candidato possa ser sincero, mas ao mesmo tempo possa ter consciência do impacto de suas respostas para a conquista das vagas de emprego.

Perguntas de entrevista de emprego mais comuns

 

Perguntas-de-entrevista-de-emprego
Perguntas de entrevista de emprego: conheça as principais e saiba responder

Essas perguntas, em sua maioria, têm o objetivo de conhecer o candidato, de forma que ele possa falar um pouco sobre o seu universo pessoal.

Sendo assim, o mais importante é que o candidato seja sempre sincero, porém, possa mostrar as suas habilidades pessoais, de forma que o entrevistador consiga enxergar valor no indivíduo.

Mentir a respeito de habilidades pessoais e experiências de trabalho anteriores é algo que jamais deve ser feito! Além disso, é importante prezar por uma comunicação clara e calma, evitando que o nervosismo e as emoções falem mais alto. Veja a seguir quais são as perguntas mais comuns para vagas de emprego e como responder da melhor maneira:

Fale sobre seus pontos fortes e pontos fracos

Entre as perguntas de entrevista de emprego mais comuns e que sempre são feitas por entrevistadores é: Fale sobre seus pontos fortes e fracos.

Bom, neste caso, o que o entrevistador deseja é que você dê pistas de como funciona o seu temperamento. Sendo assim, ele consegue mapear seu perfil e entender se a vaga realmente é para você.

Quanto à resposta, é muito importante que você pense a respeito e possa ser o mais sincero possível. Fuja do senso comum e aproveite o gancho para falar de forma aberta sobre uma qualidade que admira em você e um ponto que acha que precisa melhorar.

Este é um exercício de autoconhecimento e que pode ser importante para a conquista da vaga de emprego.

Conte um pouco sobre você

Geralmente, esta é uma das perguntas de entrevista de emprego que são feitas logo no início. Não tem segredo, você só precisa falar de você de uma forma geral. Fale sua idade, o que você estuda, quais foram as coisas que já estudou, o que gosta de fazer e até mesmo hobbies que possa ter.

Vale falar também de objetivos e expectativas com relação ao futuro, assim como empregos que você já teve. O importante é ser leve e deixar a conversa fluir.

Quais são os seus planos para daqui a 5 anos?

Esta é uma pergunta muito usada na hora de conquistar a vaga de emprego, na qual o entrevistador consegue entender se você deseja ter estabilidade profissional, se deseja mudar de cidade, de país e até mesmo se quer mudar de carreira.

Esta pergunta é muito importante e você deve ficar atento! Mesmo que os seus planos de longo prazo sejam viajar para outro país e até mesmo fazer um intercâmbio, é muito importante que você mostre que deseja ter estabilidade em algum emprego.

Nenhuma empresa deseja contratar um funcionário que vai sair dentro de pouco tempo. Por isso, mostre vontade de aprender e vontade de permanecer no emprego.

Por qual motivo a empresa deveria contratar você?

Uma das perguntas de entrevista de emprego mais usadas também exige atenção! Aqui é o momento de você falar sobre as suas habilidades pessoais e o que conquistou ao longo da sua trajetória no mercado de trabalho.

Então se você é uma pessoa que tem responsabilidade, pontualidade, gosta de trabalhar com metas e até mesmo lidar com pessoas no dia a dia, é o momento de falar sobre isso.

Tente mostrar suas habilidades relacionadas à vaga que você deseja conquistar. Assim, o entrevistador poderá perceber se você tem ou não o perfil da vaga ou da empresa.

Você tem alguma pergunta?

Ao final de todo processo seletivo de vagas de emprego é comum que o entrevistador pergunte se você tem alguma dúvida. Neste momento, o ideal é que você mostre interesse pela empresa e pela vaga. Sendo assim, que tal perguntar:

  • Tem algo a mais sobre mim que você deseja saber?
  • Caso for contratado, como será meu treinamento?
  • Como é a rotina de trabalho?

Por que você foi demitido?

Uma das perguntas de entrevista de emprego que sempre são feitas é a respeito de empregos anteriores. Aqui é importante que você possa manter a ética profissional e que possa ser totalmente sincero com relação à sua saída da empresa.

É importante ressaltar que você não precisa dar todos os detalhes da sua saída, mas falar a respeito do que aconteceu e quais foram os seus aprendizados com relação a isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *