Seminário de Programa para refugiados recebe inscrições até domingo
Segue aberto até domingo, 14 de maio, o prazo para acessar o site de inscrições e assegurar a participação presencial no seminário de abertura do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Solidariedade Acadêmica. Com vagas limitadas, o evento ocorrerá às 10h de segunda-feira, 15, no auditório Anísio Teixeira, na sede da CAPES, em Brasília.
A programação conta com palestras de especialistas. Falarão Alex André Vargem, diretor de Promoção dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Bruno Mendelski e Grazielle Brandt, representantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Sheila Santana de Carvalho, presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Davide Torzilli, membro do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Antônio Jorge Ramalho da Rocha, professor da Universidade de Brasília (UnB), e Luciana Maltchik Capobianco, fundadora da organização não-governamental Estou Refugiado.
O Programa é voltado ao acolhimento de professores e pesquisadores refugiados que contribuirão para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira. Serão estimuladas, ainda, publicações conjuntas de pesquisadores que atuam no País e no exterior.
A CAPES investirá R$14,4 milhões em bolsas de professor-visitante, pós-doutorado e custeio. Como contrapartida, as instituições de ensino superior deverão oferecer aos pesquisadores refugiados aulas de língua portuguesa e duas das seguintes opções: moradia estudantil, alimentação, bolsa ou benefício de cunho social e auxílio financeiro para descendente com menos de 18 anos ou ascendente acima de 60.
SERVIÇO:
– Seminário PDPG – Solidariedade Acadêmica
– Data: 15 de maio de 2023
– Horário: 10 horas
– Local: Auditório Anísio Teixeira, na CAPES
– Inscrições gratuitas pelo site: https://doity.com.br/marco-zero-edital-n-302022–pdpg-solidariedade-academica
– Participantes presenciais receberão certificados
– Transmissão ao vivo no canal da CAPES no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pVCgHF-Rr-U
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Texto: CGCOM/CAPES