CAPES e UFRN alteram o público que pode fazer curso gratuito online de IA; inscrições abertas
A CAPES/MEC e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alteraram o público para o qual o curso gratuito online de Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica é destinado.
LEIA TAMBÉM: UFSM abre 20 vagas gratuitas em especialização 2026
Anteriormente, as 40 mil vagas poderiam ser ocupadas apenas por docentes da educação básica pública e estudantes de licenciatura. Agora, além dessas pessoas, também poderão se inscrever os tutores, assistentes pedagógicos, coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professores do ensino superior e de todos os níveis da rede privada e técnicos administrativos da educação de instituições públicas.
O curso gratuito online da UFRN, que será ofertado por meio do programa Universidade Aberta do Brasil, terá carga horária de 30 horas e aceitará inscrições até o dia 10 de outubro de 2025 pela plataforma SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas .
Como é totalmente online, pode ser feito por pessoas de todo o país, que façam parte do público-alvo. Os que conquistarem as vagas terão acesso a todo o conteúdo assíncrono, poderão fazer o seu próprio horário de estudo e aprenderão sobre: introdução à inteligência artificial, identificação e reconhecimento de problemas educacionais, fluência de dados educacionais, resolução de problemas educacionais e ferramentas de IA na educação. O tempo máximo para terminar os estudos do curso da UFRN será de 10 semanas.
EDITAL-01_2025-SEDIS_IMD_UFRN-Curso-de-Extensao-IA-para-Educadores.pdf