Unifesp seleciona 500 alunos para a especialização gratuita a distância em Informática em Saúde
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está selecionando 500 alunos para a especialização gratuita a distância em Informática em Saúde. Essas vagas serão distribuídas entre os polos de:
- BRASÍLIA – ASA NORTE/ASSOCIADO (DF) (50 vagas)
- FORTALEZA – UNIVERSIDADE POLO FORTALEZA (CE) (50 vagas)
- UBERLÂNDIA (MG) (50 vagas)
- RIO DE JANEIRO – LARANJEIRAS/CONVÊNIO INES (RJ) (50 vagas)
- CUIABÁ – PORTO (MT) (50 vagas)
- SÃO JOSÉ – FORQUILHINHAS (SC) (50 vagas)
- SÃO LUÍS – BACANGA (MA) (50 vagas)
- SÃO PAULO – VILA FORMOSA (SP) (50 vagas)
- SÃO PAULO – PARQUE BRISTOL (SP) (60 vagas)
- SANTOS – VILA NOVA (SP) (50 vagas)
Além disso, das 500 vagas, 30%, por polo, serão reservadas aos candidatos Negros (pretos ou pardos), Quilombolas, Indígenas, Pessoas com Deficiência (PcD) e candidatos Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis). Os outros 70% vão ser para ampla concorrência.
LEIA TAMBÉM: Especialização gratuita em Educação Profissional abre 15 vagas
Sobre a especialização gratuita a distância em Informática em Saúde da Unifesp
Os 500 alunos aprenderão sobre temas como, por exemplo: fundamentos da informática em saúde, fundamentos das ciências da saúde, fundamentos das ciências da computação, repositório de dados em saúde, sistemas de informação em saúde, prontuário eletrônico do paciente, metodologia científica em informática em saúde, imagens médicas, telemedicina e telessaúde, padrões de normalização, entre outros.
No início, terão acesso a um módulo de adaptação, no qual aprenderão a utilizar o sistema Moodle, que será o meio pelo qual o conteúdo da pós-graduação gratuita da Unifesp será disponibilizado ao longo dos 18 meses de curso.
No geral, o conteúdo será assíncrono, mas também poderão ser realizados encontros síncronos para discussão e plantão de dúvidas.
O curso possui um módulo final de trabalho de conclusão de curso (TCC) no qual o aluno confeccionará uma monografia sob orientação de professores especializados na área.
Além disso, estão previstos até quatro encontros presenciais ao longo do curso, que serão de participação obrigatória e de caráter avaliativo. Esses encontros serão previamente agendados e ocorrerão aos sábados, no horário das 8h às 17h, nos polos UAB.
Por fim, a especialização gratuita a distância em Informática em Saúde contará também com um módulo final de trabalho de conclusão de curso (TCC), no qual o discente, sob orientação de um docente, deverá elaborar uma monografia. Tudo isso fará parte da carga horária total de 520 horas. O início está previsto para o dia 29/09/2025.
LEIA TAMBÉM: UFC abre 220 vagas em curso gratuito 100% online, que ofertará bolsa de R$ 1800 na segunda fase
Inscrições
Interessados em concorrer às vagas existentes na especialização gratuita a distância em Informática em Saúde da Unifesp precisam ter graduação completa, em curso reconhecido pelo MEC, nas áreas de saúde, biológicas, exatas e humanas, e devem ter lido o edital. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://webapp.sead.unifesp.br/index.php?c=Formulario&m=preencher&cod=237, até 27/08/2025.