IFCE abre 1000 vagas em curso gratuito online sobre Neurodiversidade
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está selecionando 1000 alunos para o curso gratuito online de Formação continuada em Educação Inclusiva: Formando Professores para a Neurodiversidade, que será ofertado por meio do programa RENAFOR – Rede Nacional de Formação de professores.
LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para a Formação Continuada para Professores numa Perspectiva Inclusiva gratuita
O curso será ofertado pelo Campus Maranguape, terá carga horária de 180 horas e duração de cinco meses, com aulas síncronas e assíncronas. Os selecionados aprenderão sobre:
- Ambientação em Educação a Distância 20h;
- Introdução à Educação Inclusiva – Fundamentos e Perspectivas 40h;
- Superando Barreiras para o TDAH – Estratégias Pedagógicas Eficazes 40h;
- Caminhos para a Inclusão de Autistas – Práticas Transformadoras 40h;
- Potencializando Altas Habilidades/Superdotação – Uma Nova Perspectiva Inclusiva 40h.
Inscrições para a seleção do curso gratuito online de Formação continuada em Educação Inclusiva: Formando Professores para a Neurodiversidade
De acordo com o edital, as vagas poderão ser pleiteadas por “professores e gestores que atuam nas redes públicas (federal, municipal e estadual) com vínculo temporário ou efetivo que estejam na educação básica (educação infantil, ensino fundamental ou médio) ou atendimento educacional especializado”, que tenham disponibilidade de estudar por 10 horas semanais e que possuam acesso a um computador com internet, bem como tenham as habilidades necessárias para usá-lo.
As inscrições para a seleção do curso gratuito online de Formação continuada em Educação Inclusiva: Formando Professores para a Neurodiversidade podem ser feitas pelo link https://forms.gle/rUpVACM7qcUsrXbJ7 até 18h do dia 27/07/2025.
Datas importantes
- Período de inscrição link: (https://forms.gle/rUpVACM7qcUsrXbJ7), 14/07/2025 a 27/07/2025
- Resultados das inscrições deferidas e indeferidos 30/07/2025 a partir das 17h
- Período recursal das inscrições indeferidas 31/07/2025 até as 18h
- Resultado do período recursal das inscrições 01/08/2025
- Resultado preliminar 08/08/2025 a partir das 17h
- Período de recurso do resultado preliminar por e-mail 09/08/2025
- Resultado final após recurso 11/08/2025
- Matrículas on-line CCA 11/08 a 15/08/2025
- Previsão de início das aulas 18 de agosto de 2025