Como pegar o certificado do Encceja pela internet?

Nunca é tarde para realizar um sonho, não é mesmo? Por isso, se alguém deseja ter um certificado do Encceja, isso é plenamente possível.

Afinal, o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos pode ser adquirido de modo presencial e online.

Além disso, com ele o interessado pode dar prosseguimento aos estudos acadêmicos, e conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho. A seguir, o texto tira algumas dúvidas sobre o certificado do Encceja.

O que é o certificado do Encceja?

O Encceja é um exame elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Aliás, o Inep é uma autarquia do MEC (Ministério da Educação), do governo federal.

Com isso, é ela quem elabora e aplica a prova, que possui o intuito de certificar pessoas que não puderam concluir o ensino básico no período adequado.

Por conseguinte, existem provas que são voltadas para o ensino fundamental e o ensino médio. É importante lembrar que ela é gratuita e voluntária, ou seja, basta você ter o interesse e procurá-la para sua realização.

Para que serve o Encceja?

Com o certificado do Encceja, você consegue ter uma comprovação que possui os conhecimentos adequados do ensino básico, e dessa maneira tentar uma graduação, por exemplo.

Para cada nível de ensino existe uma prova, com questões de múltipla escolha e redação.

É relevante saber o que cai em cada prova. Primeiramente, a do ensino fundamental:

 

  • Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, que pode ser inglês ou Espanhol;
  • História e Geografia;
  • Matemática e Ciência Naturais;
  • Artes;
  • Educação Física.

Agora, a prova do ensino médio contém:

  • Ciências humanas e Linguagens e Códigos;
  • Matemática e Ciências da Natureza.

Para ser aprovada, a pessoa precisa obter a nota mínima de 100 pontos em cada exame objetiva, além de no mínimo 5 na redação. Contudo, se o interessado foi bem em apenas algumas disciplinas, ele pode receber um certificado de proficiência parcial.

Como pegar o certificado Encceja pela internet?

Caso alguém queira solicitar seu certificado Encceja na internet, é bem simples. Primeiro, para saber se é possível, o adulto deve entrar em contato com a instituição certificadora.

Essa instituição foi aquela informada no ato da inscrição do Encceja. O contato com ela é fundamental, pois a pessoa fica sabendo de todas as informações, como o prazo de retirada do certificado.

Ao informar que deseja receber o certificado do Exame de modo online, quem atender precisa informar todos os procedimentos necessários.

Como pegar o certificado do Encceja presencial?

Do mesmo modo, é preciso entrar em contato com a instituição certificadora. Alguns documentos são importantes para ir buscar o certificado, como o RG, cópia e original do CPF, e o boletim.

Este último pode ser conferido no mesmo site em que se vê a pontuação da prova, que é na página do participante.

De acordo com as informações repassadas por telefone, o interessado pode também precisar de outras documentações.

Assim, ao conseguir o certificado, muitas portas se abrem, e há possibilidades de profissionalização.

Após o certificado do Encceja, que tal um curso técnico? Essa é uma ótima oportunidade para aprimorar conhecimentos. Clique aqui e veja diversas opções!

Tayná

Tauná é redatora e estudante de serviço social. Contato: taynaquinoo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *