Especialização gratuitaPós-graduaçãoSão Paulo (SP)Sudeste

Cursos de especialização gratuitos, com aulas online, da Unesp oferecem 300 vagas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) prorrogou as inscrições para o processo seletivo, que visa preencher 300 vagas em cursos de especialização gratuitos, com aulas online, que serão ofertados por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As opções são:

  • Especialização em Ensino de Ciências: Ciência é 10! – 150 vagas;
  • Especialização em Educação do Campo – 150 vagas.

Os cursos contarão com atividades assíncronas, incluindo vídeo-aulas, atividades on-line, fóruns, chats e assistência pedagógica diária, e poderão ter encontros síncronos.

A especialização em Ensino de Ciências: Ciência é 10! terá carga horária total de 480 horas e duração de 18 meses. As atividades realizadas, prioritariamente, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de agosto de 2025 a janeiro de 2027.

Já a especialização em Educação do Campo terá carga horária total de 384 horas e duração de 18 meses. Os encontros síncronos deverão ocorrer às terças-feiras, das 19h às 21h.

LEIA TAMBÉM: IFNMG abre 40 vagas na especialização gratuita a distância

Polos

  • Educação do Campo: SÃO CARLOS-SP – VILA NERY, TARUMÃ-SP – VILA DOURADOS, APIAÍ-SP – CENTRO, SANTA ISABEL-SP – JARDIM NOVO ÉDEN e SÃO PAULO-SP – PERUS;
  • Ensino de Ciências: Ciência é 10!: ARARAQUARA-SP – JARDIM UNIVERSAL, SÃO PAULO-SP – JARDIM MODELO, SÃO PAULO-SP – PARQUE VEREDAS, SÃO PAULO-SP – VILA FORMOSA e SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP – SANTANA.

Inscrições para o processo seletivo dos cursos de especialização gratuitos, com aulas online, da Unesp

O curso de especialização em Ensino de Ciências: Ciência é 10! é voltado para graduados em curso de licenciatura, que seja reconhecido pelo MEC, que sejam docentes da educação básica e que ministrem aulas na área de Ciências da Natureza. O candidato deve ter vínculo atual (efetivo ou temporário) na rede pública de ensino

Já a pós-graduação gratuita em Educação do Campo é destinada aos docentes e demais profissionais da educação básica com vínculo atual (efetivo ou temporário) na rede pública de ensino, que sejam licenciados, em curso reconhecido pelo MEC.

Nos dois casos, os candidatos precisam ter acesso a um computador com internet e possuir as habilidades necessárias para usá-lo. Além disso, deve ler o edital.

Na hora da inscrição, a pessoa poderá optar por apenas um dos cursos. As inscrições podem ser feitas pelo link https://app.unesp.br/sisesp/ e o valor da taxa de participação é de R$ 20.

Datas importantes

  • Abertura das inscrições 17/06/2025 a 10/07/2025
  • Prazo final para pagamento da taxa de inscrição 10/07/2025
  • Análise da documentação da seleção dos cursos de especialização gratuitos, com aulas online, da Unesp 11/07/2025 a 17/07/2025
  • Divulgação do resultado em ordem de classificação 21/07/2025
  • Período de recurso até 26/07/2025
  • Divulgação da classificação definitiva 29/07/2025
  • Divulgação dos cursistas matriculados 15/08/2025

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.

InfoEducação
Privacy Overview

Este site utiliza cookies para garantir uma boa experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade