Enap abre 150 vagas em MBA gratuito online em Pessoas, Liderança e Inovação
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abriu 150 vagas no MBA gratuito online em Pessoas, Liderança e Inovação, que terá duração de 13 meses. O início está previsto para maio de 2026 e o término para junho de 2027. A carga horária será de 374 horas.
LEIA TAMBÉM: Últimos dias para se inscrever nos cursos gratuitos, 100% online, do IFRS
Para se inscrever, além de ter graduação completa, em curso reconhecido pelo MEC, o candidato deve fazer parte de um dos seguintes grupos:
- “Grupo 1 Geral (Federal): pessoas servidoras públicas federais ocupantes de cargo efetivo; militares do quadro efetivo das Forças Armadas; e empregadas(os) públicas(os) federais concursadas(os) de empresas que recebam recursos da União para pagamento de pessoal.
- Grupo 2 Geral (Estadual/Municipal): pessoas servidoras públicas estaduais e municipais ocupantes de cargo efetivo; militares do nível estadual e guardas municipais; ou empregadas(os) públicas(os) concursadas(os), desde que a lei de criação da carreira preveja esse vínculo.
- Grupo 3 Parceiro (Ministério da Fazenda – MF): pessoas servidoras públicas ou empregadas(os) públicas(os) federais ocupantes de cargo efetivo, em exercício no Ministério da Fazenda (MF).
- Grupo 4 Parceiro (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS): pessoas servidoras públicas ou empregadas(os) públicas(os) federais ocupantes de cargo efetivo, em exercício no MDS.
- Grupo 5 Parceiro (ColaboraGov): pessoas servidoras públicas ou empregadas(os) públicas(os) federais ocupantes de cargo efetivo, em exercício nos órgãos seguintes participantes do ColaboraGov: a) Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); b) Ministério da Igualdade Racial (MIR); c) Ministério da Previdência Social (MPS); d) Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e) Ministério do Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP); e f) Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)”.
Inscrições para a seleção do MBA gratuito online em Pessoas
Os candidatos ao MBA gratuito online em Pessoas, Liderança e Inovação devem trabalhar com processos ou projetos institucionais relacionados à gestão de pessoas e/ou em funções de liderança. As pessoas interessadas devem ler o edital e podem se inscrever pelo link processo-seletivo.enap.gov.br até o dia 23 de janeiro de 2026.
