Especialização gratuitaMinas Gerais (MG)NotíciasPós-graduaçãoSudeste

Especialização gratuita a distância da UFV abre 150 vagas

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) está recebendo inscrições para a seleção da especialização gratuita a distância em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Serão disponibilizadas 150 vagas, que vão ser distribuídas entre os seguintes polos: Andrelândia-MG, Congonhas-MG, Ponte Nova-MG, Várzea da Palma-MG e São Miguel do Anta-MG.

LEIA TAMBÉM: Especialização gratuita EAD em Design Educacional seleciona alunos

A pós-graduação terá carga horária de 360 horas, distribuídas em três módulos:

  • MÓDULO 1 – a) Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica (30h); b) Trabalho Educação: Fundamentos teóricos e didáticos I (30h); c) Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos II (30h); d) Trabalho de Conclusão de Curso I (1º momento – 15h);
  • MÓDULO 2 – a) A Docência na EPT: contingências históricas e práticas inspiradoras (30h); b) Práticas Educativas Integradoras na EPT: teorias e didáticas (30h); c) Práticas Educativas Inclusivas na EPT: teorias e didáticas (30h); d) Práticas Educativas na EJA-EPT: teorias e didáticas (30h); e) Trabalho de Conclusão de Curso II (2º momento – 15h);
  • MÓDULO 3 – a) Práticas Educativas para a Permanência e Êxito Discentes na EPT: teorias e didáticas (30h); b) A Pesquisa e a Extensão no Trabalho Pedagógico da EPT: teorias e didáticas (30h); c) Projetos Político-Pedagógicos, planos de ensino e avaliação da EPT: teorias e didáticas (30h); d) Trabalho de Conclusão de Curso III (3º momento – 15h).

Ao longo do curso, os selecionados terão acesso ao conteúdo disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle) e também deverão participar de encontros presenciais, que acontecerão no polo no qual o aluno estiver matriculado.

Inscrições para a seleção da especialização gratuita a distância da UFV

Para se inscrever é preciso ter diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, em curso reconhecido pelo MEC, e ler o edital. As inscrições podem ser feitas em: https://portalead.cead.ufv.br/site/curso/docencia-na-educacao-profissional-e-tecnologica-ept/

Datas importantes

  • Período de Inscrição: 16 de setembro de 2024 a 02 de outubro de 2024.
  • Envio de documentação via Portal EaD até dia 03 de outubro de 2024.
  • Divulgação das inscrições homologadas até 04 de outubro de 2024.
  • Interposição de recursos contra a homologação das inscrições até às 17h do dia 06 de outubro de 2024.
  • Respostas aos recursos 07 de outubro de 2024.
  • Divulgação do Resultado Preliminar da Seleção 08 de outubro de 2024.
  • Interposição de recursos contra o Resultado da Seleção até às 17h do dia 09 de outubro de 2024.
  • Respostas aos recursos 10 de outubro de 2024.
  • Divulgação do Resultado Final 10 de outubro de 2024.
  • Confirmação da matrícula 10 a 15 de outubro de 2024.
  • Divulgação da lista de matriculados 16 de outubro de 2024.
  • Início das atividades dos selecionados em 17 de outubro de 2024.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.