Especialização gratuita em Ensino de Ciências – Ênfase Biologia e Química abre vagas para 2026
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ abriu 10 vagas na especialização gratuita em Ensino de Ciências – Ênfase Biologia e Química, que será ofertada em 2026.
LEIA TAMBÉM: Especialização gratuita em Educação e Direitos Humanos abre 15 vagas para 2026
O curso será ministrado na modalidade presencial e as aulas serão realizadas no Campus Rio de Janeiro, que está localizado na Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã – Rio de Janeiro – RJ, às terças-feiras e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, e aos sábados das 8h às 12h.
No total, a pós-graduação poderá ter duração de até 18 meses e terá carga horária de 390 horas, que vão ser distribuídas entre as seguintes disciplinas:
1º Semestre |
Disciplina |
Tópicos Especiais de Química |
Obrigatória |
Tópicos Especiais de Biologia |
Obrigatória |
Informática no Ensino de Ciências |
Obrigatória |
Tópicos Especiais em Ensino de Ciências I |
Obrigatória |
Projetos, Currículos e Pesquisa em Ensino de Ciências I |
Obrigatória |
Experimentos e Recursos Didáticos em Biologia I |
Obrigatória |
Experimentos e Recursos Didáticos em Química I |
Obrigatória |
Metodologia da Pesquisa |
Obrigatória |
Seminário de Projeto I |
Obrigatória |
2º Semestre |
Disciplina |
Oficinas de Recursos Pedagógicos |
Obrigatória |
Experimentos e Recursos Didáticos em Biologia II |
Obrigatória |
Experimentos e Recursos Didáticos em Química II |
Obrigatória |
História e Filosofia das Ciências |
Obrigatória |
Divulgação e Comunicação em Ciência |
Obrigatória |
Tópicos Especiais em Ensino de Ciências II |
Obrigatória |
Seminários |
Obrigatória |
Projetos, Currículos e Pesquisa em Ensino de Ciências II |
Obrigatória |
Seminário de Projeto II |
Obrigatória |
Inscrições para a seleção da especialização gratuita em Ensino de Ciências – Ênfase Biologia e Química
A pós-graduação é voltada para graduados em Biologia, Química, Ciências ou em áreas correlatas, que atuem no Ensino de Ciências.
As inscrições para a seleção da especialização gratuita em Ensino de Ciências – Ênfase Biologia e Química ficarão abertas de 11/08 a 14/09/2025 e poderão ser feitas pelo link https://www.ifrj.edu.br/cursos-pos-graduacao/lato-sensu/ecbq. Para mais informações, acesse o edital.