Existe mestrado online no Brasil? Veja como funciona
A educação a distância vem crescendo e chamando a atenção de profissionais de diversas áreas. Quem procura uma especialização lato sensu EAD certamente já encontrou diferentes cursos. Entretanto, na hora de falar em strictu sensu tudo é diferente. Afinal, existe mestrado online no Brasil?
Até o momento, a resposta é não. Não há nenhum curso totalmente virtual que tenha sido regulamentado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). No entanto, há a possibilidade de um curso quase todo remoto venha a ser aprovado.
Isso será possível graças à Portaria Nº 90, de 24 de abril de 2019 e à Portaria Nº 2, de 4 de janeiro de 2021.
Mestrado online no Brasil? Conheça a Portaria Nº 90
Essa portaria “dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância”. Ela lembra que é permitido, atualmente, que cursos presenciais ofertem parte das aulas online.
Além disso, dita as regras para o oferecimento de stricto sensu a distância. Dentre elas está a realização de atividades presenciais, em um dos polos autorizados. “Na oferta de programas stricto sensu a distância devem ser obrigatoriamente realizados de forma presencial:
I – estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais e avaliações presenciais, em conformidade com o projeto pedagógico e previstos nos respectivos regulamentos;
II – pesquisas de campo, quando se aplicar; e
III – atividades relacionadas a laboratórios, quando se aplicar”, diz a portaria.
Assim, quando for aprovado um mestrado online no Brasil, ele terá aulas virtuais, mas também atividades presenciais. Até o momento, nenhum curso foi regulamentado pela Capes, ou seja, não é possível fazer mestrado online no Brasil. Leia a portaria completa aqui.
Portaria Nº 2, de 4 de janeiro de 2021
Como a existência de atividades presenciais é obrigatória, é preciso que existam os polos. Assim, a Portaria Nº 2, de 4 de janeiro de 2021 vem complementar a de 20219 e ditar as regras para que um polo seja aprovado. Confira na íntegra aqui.
Essa oportunidade de especialização a distância vai ajudar, principalmente aqueles que não têm como estudar no Brasil.
Por exemplo eu no meu caso quero fazer mestrado, mas não tenho as condições para dislocar para o estrangeiro. Cá em Guiné-Bissau, não há mestrado por em quanto.
Mas, de qualquer forma, haverá atividades presenciais, mesmo com aulas remotas. Sendo assim, o estudante precisará vir para o Brasil algumas vezes.