Fundação Iochpe oferece curso gratuito para 2 mil alunos de escolas públicas em São Paulo
A Fundação Iochpe, organização sem fins lucrativos que atua na educação profissional de jovens há 33 anos, abriu 2 mil vagas para três cursos online gratuitos voltados ao desenvolvimento de competências básicas para o mundo do trabalho. As oportunidades são exclusivas para estudantes do ensino médio das 69 escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino da Região Sul 3 de São Paulo (Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros, Marsilac). As inscrições podem ser feitas por formulário (link abaixo) e terminam no próximo dia 24.
IFRS abre vagas em cursos gratuitos online de inglês e espanhol; certificado grátis
1. Curso: Se Liga nessa! Linguagem e Confiabilidade
- Módulo 1: Comunicação Escrita 1 – Leitura
- Módulo 2: Desinformação e confiabilidade
- Inscrições até 24/03 | Período do curso: 27/03 a 26/06
- Link para inscrição: https://forms.gle/FZWa4dusDczPf72D7
2. Curso: Solucionando Problemas
- Módulo 1: Custos e valores
- Módulo 2: Educação financeira
- Inscrições até: 24/03 | Período do curso: 27/03 a 26/06
- Link para inscrição: https://forms.gle/5bM1kEyJMwpF2ETc9
2. Curso: Colaboração e Criatividade
- Módulo 1: Trabalho em equipe e relacionamento interpessoal
- Módulo 2: Criatividade e inovação
- Inscrições até: 24/03 | Período do curso: 27/03 a 26/06
- Link para inscrição: https://forms.gle/NGaTNPYphySpScps8
Além de terem acesso a conteúdos exclusivos de imersão virtual em ambientes de trabalho de diferentes setores produtivos, os estudantes contarão com suporte de tutores durante todo o curso e terão a oportunidade de realizar encontros online com profissionais voluntários de empresas parceiras da Fundação Iochpe.
A participação de voluntários em cursos de formação profissional é um dos pilares do Formare, programa de qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho desenvolvido pela Fundação Iochpe há mais de três décadas. Ao longo desse período, a instituição conseguiu contribuir com a formação de milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social em um modelo de aprendizagem hoje adotado por 45 empresas, nacionais e multinacionais, de médio e grande portes, que mobilizam mais de 4 mil voluntários para formar cerca de mil jovens por ano, com 93% de inserção profissional.
Digitalização
Até 2020, a Fundação atuava somente no modelo presencial, mas já estudava formatos híbridos para ampliar o acesso do programa a mais jovens por meio da digitalização.
“A pandemia nos forçou a testar diferentes modelos do Formare on-line. O isolamento social nos obrigou a mudar da noite para o dia toda aquela tradicional metodologia de ensino baseada no formato presencial e criar uma nova dinâmica pedagógica para aulas virtuais. Esse grande laboratório nos mostrou que era possível levar o Formare para além dos muros das nossas escolas”, explica Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.
Parte desses testes acabou originando o Mentorare, programa baseado em plataforma gamificada com um percurso aberto e gratuito de 42 horas, desenvolvido em 2020 com suporte do JPMorgan. O programa conduz os usuários a uma jornada de autoconhecimento para elaboração de um projeto de vida e trabalho, podendo ainda ser aprimorado em encontros de mentoria que somam 8 horas. Durante a fase de testes do Mentorare no ano passado, o Plano CDE realizou uma avaliação de impacto, identificando benefícios aos jovens participantes como orientação para escolha de carreira, maior reconhecimento da importância da educação no desenvolvimento de habilidades e experiências necessárias para a vida e o trabalho, resiliência para enfrentar desafios; autoconhecimento e valorização de experiências vividas.
A experiência positiva com o Mentorare acelerou ainda mais o desejo da Fundação Iochpe pela transformação digital, com resultados que impulsionaram a criação do eFormare, programa de educação profissional híbrido cujo desenvolvimento também conta com suporte do J PMorgan. Ainda em fase de testes, essa nova solução prevê integração curricular completa com o novo Ensino Médio, contendo carga horária de 1200 horas para atender à demanda do 5º itinerário formativo.
“O objetivo desse programa on-line é contribuir para a melhoria da educação básica e promover a inclusão produtiva de maneira sistêmica, garantindo a qualquer jovem de qualquer estado brasileiro, dentro ou fora da escola, uma formação completa e de qualidade para a vida e o trabalho”, conta Cláudio Anjos. “A proposta se baseia na metodologia de desenvolvimento de competências, uma metodologia ativa que mobiliza tanto competências técnicas quanto as socioemocionais, incluindo argumentação, flexibilidade, pensamento estratégico, trabalho cooperativo, resolução de problemas, bricolagem e improviso, pensamento computacional, dentre outras”, completa.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2020), divulgadas pelo IBGE, mostram que a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, ficou em 29,8% no final de 2020. Isso representa uma alta de 6 pontos percentuais em relação a 2019. É a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012.
Anjos revela que, neste ano, o eFormare foi testado por cerca de 150 jovens estudantes de Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo, sendo 50 de uma Escola Técnica (Etec) localizada na Zona Leste, e 100 de escolas estaduais da região Sul 3.
A ideia da Fundação Iochpe é ampliar os testes e ajustes do eFormare no primeiro semestre de 2023 e deixá-lo totalmente estruturado, podendo oferecer o programa ao mercado em meados do próximo ano. “Estamos satisfeitos com os resultados apresentados até o momento. Tanto os jovens como parceiros envolvidos nesses projetos estão percebendo que essa ferramenta pode ser uma aliada poderosa de inclusão e transformação da sociedade”, diz Cláudio Anjos.
Texto: Assessoria de imprensa