Ifal abre vagas em cursos técnicos gratuitos

O Instituto Federal de Alagoas está com vagas em cursos técnicos gratuitos abertas. As aulas iniciam em 2022 e os interessados podem se candidatar para técnico integrado, subsequente ou EJA.

Com isso, ao todo são 912 vagas, sendo 110 destinadas para Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, existem os seguintes campus disponíveis: Viçosa, Rio Largo, Maceió, Murici, Benedito Bentes, São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro. Para tanto, existem diferentes editais, a depender do tipo de curso técnico.

Curso de especialização gratuito a distância em Ensino da Língua Portuguesa recebe inscrições

Por conseguinte, os cursos ofertados são: Logística, Meio Ambiente, Guia de Turismo, Agroindústria, Agroecologia, Informática, Artesanato, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração.

Como se inscrever para vagas em cursos técnicos gratuitos

As inscrições para as vagas em cursos técnicos gratuitos do Ifal devem ocorrer entre 01 de novembro e 05 de dezembro de 2021, que podem ser feitas no site https://exame.ifal.edu.br/publico/exames/emandamento. Não é necessário pagamento de inscrição.

Desse modo, o processo de seleção dependerá do edital em questão. Em continuidade, ela pode ser através da média das notas das disciplinas do ensino fundamental, ou maior pontuação total em Língua Portuguesa e Matemática (para cursos subsequentes). Enquanto isso, para o EJA será avaliado, além dos fatores citados, também as idades dos candidatos.

Somado a isso, os cursos técnicos também têm vagas destinadas para aqueles que se autodeclararem pessoas com deficiência, pretos, pardos e indígenas. Além disso, outras etnias podem ser contempladas, e pessoas oriundas de família com baixa renda.

Por fim, essa é uma ótima oportunidade para conhecer mais determinadas áreas, e conseguir uma melhor situação de empregabilidade no mercado de trabalho. Por último, para saber mais e tirar dúvidas, acesse o site dos editais.

Cronograma sobre vagas em cursos técnicos gratuitos do Ifal

  • Inscrições: de 01 de novembro a 05 de dezembro de 2021;
  • Entrevistas (EJA): 06 e 07 de janeiro de 2022;
  • Resultado final: 14 de janeiro de 2022;
  • Matrícula: 17 e 18 de janeiro de 2022.

Tayná

Tauná é redatora e estudante de serviço social. Contato: taynaquinoo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *