IFPA: descubra como funciona e quais são os cursos gratuitos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, mais conhecido como Instituto Federal do Pará (IFPA) é uma instituição pública federal, sediada em Belém, no estado do Pará.
Atuando como uma Universidade Federal, o IFPA é uma instituo multicampi que oferece a seus alunos diferentes modalidades de ensino, desde o básico, passando pelo profissional e superior, aliando conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.
Além da sua sede em Belém, a IFPA possui diferentes campi, localizados em: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá (industrial e rural), Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia
Dependendo do método de seleção, o candidato precisará pagar apenas para fazer a prova e após a aprovação precisará apenas custear seus materiais escolares.
Conheça os cursos do IFPA
O IFPA possui 18 unidades em 17 municípios do Pará divididas em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Cada campus oferece cursos que atendem a questões econômicas, sociais e culturais de sua localidade.
Para ingressar nos cursos técnicos na forma de oferta integrada é necessário ter o ensino fundamental completo e ter a idade regular da educação básica, ou seja, 15 anos para o primeiro ano no ensino médio.
Porém, nada impede que alunos fora de outra faixa etária possam ingressar no Instituto. Eles só precisam ter o nível de ensino exigido.
Assim como os cursos subsequentes que também não exigem uma idade específica, porém o candidato precisa ter o ensino médio completo.
Os cursos técnicos do IFPA preparam os alunos para o mercado de trabalho e se dividem em :
- alunos que já concluíram o ensino fundamental e pretendem fazer o ensino médio e o ensino técnico juntos;
- alunos que já concluíram o ensino médio e cursarão apenas o ensino técnico.
Já para ingressar nos cursos superiores, o candidato precisa ter o ensino médio completo e os cursos de pós-graduação para quem possui ensino superior completo.
Existe um processo seletivo diferente para cada um dos níveis ofertados que pode ser prova, nota do ENEM, análise de histórico escolar e entrevista.
Somente com a leitura atenta do edital é que o candidato saberá qual método de seleção será utilizado. Todos os cursos são gratuitos. Mais informações em: https://www.ifpa.edu.br/