Notícias

Inep transmite seminário online gratuito sobre Impactos da pandemia no acesso à graduação

A segunda live da série de encontros Pesquisa Inep acontece na próxima terça-feira, 18 de abril. O seminário será transmitido pelo canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Youtube, às 10h (horário de Brasília).

O próximo webnário apresentará os seguintes artigos: “Desigualdades educacionais na pandemia: análise das respostas das escolas brasileiras à suspensão das atividades presenciais em 2020” e “Impactos da pandemia no acesso à graduação: desigualdades de participação e desempenho no Enem 2019 – 2021”.

O primeiro estudo investiga o impacto da pandemia da covid-19 no funcionamento das escolas brasileiras em 2020. O artigo analisa as respostas das redes de ensino às condições impostas pela suspensão das atividades presenciais e à adoção de estratégias pedagógicas não presenciais.

Já o segundo estima os impactos da pandemia no acesso à graduação. Com base nos microdados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o estudo aponta as desigualdades de acesso e de alterações no perfil da demanda e da oferta de graduação, com ênfase na expansão das modalidades remotas de ensino.

Pesquisa Inep – Neste novo ciclo, a série Pesquisa Inep está organizada em quatro seminários virtuais, sempre às terças-feiras, até o dia 2 de maio, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. O volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais apresenta um conjunto de oito estudos que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. Os artigos abordam os efeitos produzidos pela pandemia, principalmente no que se refere a acesso e frequência escolar; conclusão e garantia de qualidade da aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades; financiamento da educação; e desigualdades educacionais já existentes no país.

Confira a programação das próximas lives do Inep:

Data
Estudo
Horário
18 de abril
– Desigualdades educacionais na pandemia: análise das respostas das escolas brasileiras à suspensão das atividades presenciais em 2020

– Impactos da pandemia no acesso à graduação: desigualdades de participação e desempenho no Enem 2019 – 2021

10h (horário de Brasília)
25 de abril
– Impactos da pandemia na oferta e no desenvolvimento de cursos técnicos

– Efeitos da pandemia nos recursos do Fundeb: análise da evolução no volume de recursos dos entes subnacionais

10h (horário de Brasília)
02 de maio
– Reforma curricular e pandemia: percursos da BNCC do ensino médio em tempos pandêmicos

Impactos da pandemia na educação escolar indígena

10h (horário de Brasília)

Confira o volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais

TEXTO: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.