Inpa abre vagas no Mestrado em Agricultura do Trópico
O Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU) do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa/MCTI) está com seleção aberta para seis vagas no curso de mestrado do Programa. As inscrições seguem até 10 de janeiro de 2024. O ingresso é para o semestre letivo que terá início em março de 2024.
LEIA TAMBÉM: UFV seleciona alunos para cursos de mestrado e doutorado gratuitos
Para participar da seleção é preciso ter graduação nas áreas de ciências agrárias, biologia, engenharia ambiental, nutrição ou biotecnologia.
Segundo o Edital Inpa/Cocap Nº 24/2023 as especialidades oferecidas são: melhoramento genético de plantas; olericultura; tecnologia de alimentos; aquicultura sustentável; biotecnologia aplicada à agricultura; melhoramento genético de plantas perenes e cultura de tecidos de plantas; fisiologia de plantas cultivadas; recurso genético vegetal.
O PPG-ATU atua em duas linhas de pesquisas: Agroecologia e Uso, manejo e tecnologia de recursos tropicais, desenvolvendo pesquisas em agronomia relacionadas à agricultura familiar e produção de alimentos na Amazônia. Qualifica recursos humanos para atuar no Trópico Úmido, na área de Agronomia, para que possam contribuir, de forma sustentável, para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social da agricultura na Amazônia.
Inscrições para a seleção do Mestrado em Agricultura do Trópico
O candidato precisa enviar o formulário de inscrição preenchido juntamente com os documentos solicitados no edital para o email: selecaoppgatu@gmail.com. A taxa é de R$ 55. As inscrições são exclusivamente via internet e devem seguir as condições estabelecidas no edital.
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6135, podem solicitar isenção até 06 de janeiro de 2024 pelo e-mail: selecaoppgatu@gmail.com.
Seleção
A seleção será realizada em três fases eliminatórias, que são a análise documental, a prova escrita sobre a área de conhecimento do Programa e a prova de suficiência em língua inglesa. A análise de currículo será classificatória.
As provas serão aplicadas presencialmente em Manaus, em 31 de janeiro de 2024, no campus 3 do Inpa (Av. Ephigênio Salles, 2239, Aleixo – acesso pela Av. Constelação Cruzeiro do Sul, s/n; Conjunto Morada do Sol; bairro Aleixo), prédio 139, na sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU).
Candidatos não residentes em Manaus podem solicitar, via e-mail, até 06 de janeiro de 2024, a realização da prova em uma localidade mais próxima de sua residência.
Texto: Redação – Inpa