Inscrições abertas para cursos gratuitos 100% online da Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está recebendo inscrições de interessados em participar de um ou mais cursos gratuitos 100% online.
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Veja as opções de cursos gratuitos 100% online da Unicamp abaixo.
7 Lições para a produção de textos
- Aula 1 – Do fim para o começo
- Aula 2 – Introdução
- Aula 3 – Intencionalidade
- Aula 4 – Intertextualidade
- Aula 5 – Informatividade
- Aula 6 – Aceitabilidade
- Aula 7 – Situacionalidade
- Aula 8 – Coerência e coesão
- Aula 9 – E, por fim, um resumo
Arquitetura da informação e projeto de sistemas
- Aula 1 – A história da Web
- Aula 2 – Conceito de projetos Web, fase de ideação e arquitetura de hiperlinks
- Aula 3 – Ferramentas para o projeto: gráficos e organogramas
- Aula 4 – Wireframes
- Aula 5 – Elementos essenciais de um website
- Aula 6 – Noções de design
- Aula 7 – Funções do sistema
- Aula 8 – Pós-wireframe: o que fazer?
- Aula 9 – Gerenciamento de projeto e implementação do site
- Aula 10 – Fazendo a macroarquitetura de um projeto
- Aula 11 – Na prática, o que você vai entregar?
- Aula 12 – Na prática!
Biologia Investigativa
- Bloco 1: Introdução, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Bloco 2: Atividades investigativas e de baixo custo;
- Bloco 3: Atividade investigativa sobre Fermentação
- Bloco 4: Atividade investigativa sobre Fotossíntese;
- Bloco 5: Atividade investigativa sobre Fake News;
- Bloco 6: Atividade investigativa sobre Medicamentos;
- Bloco 7: Processo avaliativo;
- Bloco 8: Encerramento.
Boas práticas em desenvolvimento de software
- Aula 1 – Metodologias e técnicas de produtividade
- Aula 2 – Ambientes de desenvolvimento
- Aula 3 – Licenciamento de software
- Aula 4 – Controle de versão e social coding
- Aula 5 – DevOps: desenvolvendo e orquestrando
- Aula 6 – Segurança e privacidade
- Aula 7 – Quando (não) reinventar a roda
- Aula 8 – Lidando com os clientes
- Aula 9 – Encerramento
Desenho de jogos
- Aula 1 – Jogos digitais
- Aula 2 – Game design
- Aula 3 – Mecânica
- Aula 4 – Narrativa
- Aula 5 – Tecnologia
- Aula 6 – JavaScript e HTML5 em jogos
- Aula 7 – Projeto de jogos
- Aula 8 – A fase de concepção
- Aula 9 – Prototipação
- Aula 10 – Estrutura do jogo
- Aula 11 – Entidades do jogo
- Aula 12 – Comportamento de entidades do jogo
- Aula 13 – Level design
- Aula 14 – Testes e avaliação
Desenvolvimento Web com AngularJS
- Aula 1: Introdução
- Aula 2: Conceitos básicos do AngularJS – Parte 1
- Aula 3: Conceitos básicos do AngularJS – Parte 2
- Aula 4: Services
- Aula 5: Routing
- Aula 6: Custom Directives e considerações finais
Edição e tratamento de imagens
- Aula 1 – Imagens e fotografias
- Aula 2 – Imagens raster – Conceitos fundamentais do programa
- Aula 3 – Seleção, recorte, transparência e montagem
- Aula 4 – Imagens raster – Montagem e ajustes
- Aula 5 – Imagens raster – Tratamento de imagens
- Aula 6 – Design: conceitos fundamentais
- Aula 7 – Vetores
- Aula 8 – Vetores – Formas geométricas simples
- Aula 9 – Vetores – Vetorização
- Aula 10 – Animações simples e raster avançado
- Aula 11 – Considerações
Educação para as Africanidades: formação para a Cidadania
Estado, Política Pública e Educação (Eixo I)
- Estado, Política Pública e Educação
- Políticas de diversidades
- Ações Afirmativas
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Epistemologia em Africanidades (Eixo II)
- Epistemicídio
- Apreensão do Mundo, Organização do Trabalho e transformação da Natureza pela Perspectiva Africana
- Cosmovisão Africana
- Descolonização
- Ancestralidade
- Política e Epistemologia
Práticas Pedagógicas (Eixo III)
- Educação e Currículo
- História e Literatura
- História e Cultura
- Educação e Resistência
- Africanidades e Educação
- Africanidades e Espaço Escolar
História e Cultura Negra (Interdisciplinar)
- Relações Raciais
- O Negro na Sociedade Brasileira
- Relações Raciais e Imaginário Coletivo
Corpo e Estética (Interdisciplinar)
- Identidade e Racismo
- Padrões Estéticos
- Sujeitos negros
- Vivências Negras
Cidadania e Direitos (Interdisciplinar)
- O Movimento Negro
- Africanidades Brasileiras
Relatório Final
- Implementação da lei 10.639/03 na Escola
- Planejamento e Africanidades
- Educação para a Cidadania
- Educação e Educadores
Introdução à lógica de programação
- Aula 1 – Introdução à programação de computadores
- Aula 2 – Algoritmos computacionais
- Aula 3 – Estruturas de seleção
- Aula 4 – Boas práticas de programação
- Aula 5 – Estruturas de repetição
- Aula 6 – Vetores unidimensionais
- Aula 7 – Matrizes
- Aula 8 – Modularização
JavaScript: Conceitos e bibliotecas
- Aula 1 – Por que estudar JavaScript?
- Aula 2 – Linguagens e JavaScript
- Aula 3 – JavaScript e HTML
- Aula 4 – Lógica de programação e algoritmos
- Aula 5 – Controle sobre o seu código
- Aula 6 – Bibliotecas
- Aula 7 – Plugins
- Aula 8 – Frameworks
- Aula 9 – Encerramento
MOOC e novas formas de aprendizagem
- Aula 1 – O que é um MOOC?
- Aula 2 – As possibilidades pedagógicas do TIM Tec
- Aula 3 – Facilidades do TIM Tec
- Aula 4 – Ferramentas do TIM Tec
- Aula 5 – Dicas para construir e engajar
- Aula 6 – Algumas ideias para inspirar
Produção de vídeos educacionais para Web
- Aula 1 – Por que elaborar um vídeo educacional?
- Aula 2 – Escolhendo os equipamentos para produzir um vídeo
- Aula 3 – Planejando o vídeo através do roteiro
- Aula 4 – Organizando o cenário para gravação
- Aula 5 – Luz, câmera, ação!
- Aula 6 – Edição e finalização de um vídeo
- Aula 7 – Como disponibilizar o material criado? Publicação de um vídeo
Programação Android
- Aula 1 – Instalando o ambiente
- Aula 2 – Anatomia de uma aplicação Android
- Aula 3 – Programa de adivinhar os números
- Aula 4 – Screencast: parte 1
- Aula 5 – Screencast: parte 2
- Aula 6 – Banco de dados
Segurança em Laboratórios Químicos
- AULA 1: Sistema de Gestão de SSO. Causas dos Acidentes (ATO INSEGURO e a CONDIÇÃO INSEGURA). Modelo Dominó de Willian Heinrich.
- AULA 2: Prevenção de Acidentes. Proteção dos Olhos. Vestimentas. Uso de Luvas de Proteção. Protocolos e Comportamentos nos Laboratórios. Organização Geral. Manuseio de Vidrarias. Inalação de Produtos Químicos Perigosos. Uso de refrigeradores. Disposição de Produtos Químicos.
- AULA 3: Toxicidade dos produtos químicos. FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos
- AULA 4: Utilização de Equipamentos e Infraestrutura dos Laboratórios (Fornos, Muflas, Aquecedores, Capela, Exaustores, etc).
- AULA 5: Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (referência ISO 45001). Ciclo PDCA.
- AULA 6: Gases Tóxicos, Fumos e Líquidos. Destinação de Resíduos. Identificação e Armazenamento de Materiais. Incompatibilidade de produtos químicos para fins de estocagem. Rótulos padronizados . Diagrama do Perigo ou Diamante de Hommel
UX e UI Design
- Aula 1 – Design centrado no usuário
- Aula 2 – UX
- Aula 3 – Elementos da experiência do usuário
- Aula 4 – Arquitetura de informação
- Aula 5 – Prototipação
- Aula 6 – Design de interfaces
- Aula 7 – Testes de usabilidade
Inscrições para a seleção dos cursos gratuitos 100% online da Unicamp
Interessados nos cursos gratuitos 100% online da Unicamp podem fazer a inscrição pelo link https://moocs.ggte.unicamp.br/. As pessoas que finalizarem os estudos e tiverem bom aproveitamento receberão um atestado de horas gratuito.