Amazonas (AM)MestradoNortePós-graduação

Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do Inpa está com seleção para 14 vagas

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-BADPI), está com seleção aberta, até 4 de junho, para 14 vagas para curso de mestrado para ingresso no segundo semestre de 2023.

Onze vagas são de ampla concorrência e três vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. As medidas fazem parte das políticas de ações afirmativas adotadas pelo Programa. As inscrições e o processo de seleção serão efetuadas exclusivamente on-line pelo site do PPG-BADPI (http://badpi.inpa.gov.br) no menu Admissão. A taxa de inscrição é no valor de R$ 90.

O exame de seleção será realizado em duas etapas: duas provas online sobre conhecimentos específicos e suficiência de língua inglesa; e a análise da carta de candidatura e a entrevista. As provas online serão feitas pelo sistema Sistema de Avaliação e Inscrição à Distância (SAID) no endereço http://biotupe.org/said/, onde o candidato deve se cadastrar utilizando o mesmo email e informações pessoais informadas no processo seletivo.

As pesquisas desenvolvidas no PPG-BADPI visam estudar os ambientes e organismos aquáticos amazônicos, por meio da compreensão de suas interações que podem influenciar o clima local, regional e global.

O PPG-BADPI atua em três linhas de pesquisa: Diversidade, adaptações e distribuição de organismos aquáticos; Ecologia de organismos aquáticos frente às mudanças climáticas; e Uso sustentável e conservação dos recursos aquáticos. O Programa recebeu na avaliação da Capes a nota 5 (nota máxima é 7).

Bolsas

A concessão de bolsas de estudos, oferecidas pelas agências de fomento (CNPq, Capes, FAPEAM),  ocorrerá de acordo com a disponibilidade das cotas do Programa, dos critérios da Comissão de Bolsas do PPG-BADPI e do atendimento das exigências das normas fixadas por essas agências.

Edital do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior

Consulte o Edital nº. 05/2023.

Texto: Redação Inpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.