PROFSAÚDE 2026: Mestrado Profissional gratuito em Saúde da Família abre 600 vagas
Foi lançado o edital do Mestrado Profissional gratuito em Saúde da Família (PROFSAÚDE 2026), que visa preencher 600 vagas que serão ofertadas em 2026. Delas, 400 são para os profissionais médicos do PMMB e 200 vagas para os multiprofissionais da saúde.
LEIA TAMBÉM: Unifesp abre inscrições para minicurso gratuito online sobre Marketing: Comunicação Mercadológica
O curso de pós-graduação gratuito será oferecido, simultaneamente, por dezenas de instituições de ensino brasileiras, distribuídas em todas as regiões do país.
A duração será de, no mínimo, 18 meses e, no máximo, 24 meses. Nesse período, os alunos terão atividades telepresenciais e atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, deverão participar de nove encontros presenciais. No total, o curso terá carga horária de 975 horas.
Inscrições para a seleção do PROFSAÚDE 2026
As inscrições ficarão abertas de 05/01 a 06/03/2026. Para concorrer às 400 vagas destinadas aos médicos do PMMB é preciso ter diploma de graduação em medicina, reconhecido pelo MEC, além de trabalhar no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB).
Já as 200 vagas para multiprofissionais poderão ser pleiteadas por graduados, em curso reconhecido pelo MEC, em uma das seguintes áreas: Bacharelado em Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Saúde Coletiva; Serviço Social; Terapia Ocupacional ou Medicina.
Esses profissionais também precisarão estar trabalhando em, pelo menos, uma das seguintes àreas:
- Ser docente, preceptor(a) e/ou tutor(a) de um dos seguintes programas de instituições públicas de ensino superior ou órgãos público: Residência de Medicina de Família e Comunidade; Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Residência em Enfermagem em Saúde da Família;
- Ocupar cargo ou função de gestão (coordenadores, gerentes, diretores) na Estratégia Saúde da Família/APS, Vigilância e Serviços relacionados diretamente à APS;
- Trabalhar na Estratégia Saúde da Família (ESF)/APS ou em serviço com relação direta e constante com a APS e na área da sua formação acadêmica: Saúde bucal; ESF Ribeirinha; ESF Fluvial; Atenção Básica à Saúde Indígena; Consultório na Rua; Equipe de Atenção Básica Prisional; Equipes E-Multi; Centros de Atenção Psicossocial; Policlínicas ligadas à APS; Secretaria de Atenção Especializada (SAE); Serviço de atendimento à vítima de violência sexual (SAVVIS); Centros de Especialidades Odontológicas (CEO); Centros Especializados em Reabilitação (CER); Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
O link de inscrição varia de acordo com a instituição ofertante e pode ser obtido no edital.
