Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal na UFMG em Montes Claros recebe inscrições até 2 de novembro
Interessados em cursar mestrado ou doutorado em Produção Vegetal no campus regional da UFMG em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, já podem se inscrever para o processo seletivo. As inscrições estão abertas até o dia 2 de novembro de 2026, no formato de processo seletivo contínuo. Ao todo, são oferecidas 16 vagas para mestrado, das quais sete são reservadas para candidatos autodeclarados negros, conforme edital suplementar. Para o doutorado, também são oferecidas 16 vagas, das quais sete são reservadas para candidatos autodeclarados negros. Os editais dos processos seletivos estão disponíveis na página do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV).
LEIA TAMBÉM: UFMG oferece curso de férias gratuito em Matemática
Inscrições
Podem se inscrever pessoas graduadas em áreas afins às Ciências Agrárias. Os candidatos devem enviar, em formato PDF, a documentação prevista no edital para o e-mail: producaovegetal.ufmgica@gmail.com.
Seleção
O processo seletivo constará de uma única etapa eliminatória com duas avaliações e será iniciado em um prazo de até 30 dias após o recebimento da documentação completa do candidato e do deferimento da inscrição, com base na análise dos seguintes parâmetros:
- Avaliação I (NAI – Nota da Avaliação I): avaliação do Curriculum vitae valendo de 0 a 40 pontos;
- Avaliação II (NAII – Nota da Avaliação II) : avaliação do projeto de pesquisa escrito pelo candidato e de sua apresentação e arguição, valendo de 0 a 60 pontos.
Resultado
O resultado final será publicado em um prazo de até cinco dias úteis após a realização da Avaliação II pelos candidatos, em painel externo à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e na página do PPGPV.
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal tem como objetivo formar recursos humanos, em nível de mestrado e doutorado, com capacidade para desenvolver pesquisas, tecnologias e inovações voltadas ao cultivo de vegetais e com sólida compreensão dos fatores e processos que ocorrem na interface solo-planta. São duas linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia do Cultivo de Plantas e Ciência e Tecnologia de Recursos Ambientais e Interação de Plantas.
Linhas de Pesquisa
Ciência e Tecnologia do Cultivo de Plantas
Esta linha de pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação relacionados ao cultivo e manejo de plantas, com ênfase na sustentabilidade da produção agrícola. Os estudos visam identificar e solucionar problemas associados aos sistemas de produção vegetal pautados nas temáticas e princípios da genética e melhoramento de plantas, da fisiologia e da tecnologia da produção de sementes, conjugados às técnicas da biologia molecular e da biotecnologia.
Ciência e Tecnologia de Recursos Ambientais e Interação de Plantas
Esta linha de pesquisa proporcionará o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em pedologia e uso do solo; química, mineralogia, poluição e degradação do solo; manejo e conservação do solo e da água; física e mecânica do solo; corretivos, fertilizantes e aproveitamento de resíduos; dinâmica e disponibilidade de nutrientes no sistema solo-planta; nutrição, metabolismo e diagnose nutricional de plantas; carbono no sistema solo-planta; associações planta-microrganismos; competições intra e interespecíficas de plantas; respostas fisio-metabólicas de plantas a agentes bióticos e abióticos; análise de traços e compostos orgânicos e química dos produtos naturais.
(Texto de Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)
