UFMG abre inscrições para curso de extensão Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
A UFMG está com inscrições abertas, até 17 de janeiro, para o processo seletivo de alunos para ingresso no Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Serão ofertadas 5.000 vagas. O edital pode ser acessado na página da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD) da UFMG.
As aulas serão ofertadas na modalidade a distância, ou seja 100% on-line, e terão uma carga horária total de 120 horas, dividida em quatro módulos, com duração três meses e com previsão de início para março de 2025.
O curso está alinhado ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Seu principal objetivo é formar professores da Educação Básica, que atuem em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para desenvolverem concepções e práticas pedagógicas alinhadas aos princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, visando atender ao coletivo e às singularidades dos estudantes.
O processo de seleção para ingresso de alunos no curso se destina prioritariamente a professores e gestores da Educação Básica da rede pública do estado de Minas Gerais. Contudo, excepcionalmente poderão se inscrever professores e gestores da Educação Básica da rede privada do estado de Minas Gerais que atuem em sala de aula ou em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou profissionais da área de Educação Básica do estado que não estejam atuando em sala de aula.
Texto: Cedecom – Assessoria de Imprensa