UFMG promove formação gratuita para gestores e agentes culturais
De 6 a 8 de maio, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG promove o primeiro seminário do ciclo Cultura, democracia e cidadania, realizado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o diálogo entre pesquisadores e agentes da área, como artistas, produtores e gestores, e promover sua formação, ao abordar políticas públicas e a concepção, gestão e produção de programas e ações culturais.
LEIA TAMBÉM: Terminam dia 7 de maio as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento gratuitos a distância do IFES
Neste primeiro seminário, totalmente on-line, serão realizadas palestras e mesas-redondas com a participação de expoentes da área, além de debatedores vinculados à UFMG, aos espaços culturais da Universidade e a outras instituições de ensino do estado. Os debates serão realizados por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), do programa Conexão, cultura e pensamento da Rede de Universidades em Movimento, do MinC.
“O seminário contribui para o fortalecimento de uma rede que articula a área de cultura das universidades federais sediadas em Minas Gerais. Ela vem se constituindo por meio de uma série de programas, projetos e ações conjuntas”, afirma o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli.
Programação da formação gratuita da UFMG
A abertura do seminário será na segunda-feira, 6 de maio, às 8h30, seguida da apresentação O Sistema Nacional de Cultura, os marcos regulatórios nacionais e os sistemas territoriais: a institucionalidade do campo da cultura, às 9h30, conduzida por Lia Calabre, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
As atividades prosseguem ao longo do dia e terminam com a mesa O papel das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc no contexto atual das políticas públicas de cultura, às 16h30, com a participação de Albino Rubim (UFBA), José Márcio Barros (Uemg e PUC Minas) e Lia Calabre.
A programação será transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal Cultura UFMG. A participação é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Após a realização do seminário, as palestras e mesas-redondas também serão difundidas pelas redes de cultura das instituições públicas de ensino superior brasileiras e latino-americanas.
Em novembro de 2024, será realizado o segundo seminário do ciclo, Cultura, democracia e cidadania na América Latina, que reunirá pesquisadores das universidades federais mineiras e de instituições vinculadas à Associação de Universidades do Grupo Montevideo para discutir e apresentar propostas que tratem de questões urgentes para o campo cultural internacional e latino-americano.
Texto: Cedecom – Assessoria de Imprensa