UFMG/Unimontes abrem inscrições para mestrado associado em Sociedade, Ambiente e Território
Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para seleção de candidatos ao mestrado associado UFMG/Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território (SAT). Ao todo, são oferecidas 15 vagas, sendo cinco destas destinadas a candidatos autodeclarados negros. O mestrado é realizado na modalidade presencial nos campi da Universidade Federal de Minas Gerais em Montes Claros e Universidade Estadual de Montes Claros.
LEIA TAMBÉM: Especialização gratuita EAD em Letras Inglês abre 21 vagas
Inscrições
As inscrições serão feitas mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do SAT . A inscrição no processo seletivo é gratuita para todos os candidatos, indistintamente. Toda documentação descrita no edital deverá ser entregue digitalizada, sendo anexada ao formulário no momento da inscrição.
Seleção e resultado
A seleção será realizada em quatro etapas, todas elas realizadas a distância com utilização de plataformas on-line, compreendendo: avaliação do plano de trabalho; prova oral, com base no plano de trabalho e na bibliografia indicada no “Anexo 2” do edital; entrevista; avaliação do Currículo Lattes documentado.
A prova oral e a entrevista usarão a plataforma MS Teams. O resultado será divulgado no dia 30 de outubro.
Sobre o SAT
A parceria entre UFMG e Unimontes, que deu origem ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território (SAT), em 2015, surgiu das coincidências entre temas, base geográfica, métodos de investigações usados pelos docentes e culturas organizacionais similares. As equipes, em seus grupos de pesquisa, sempre procuraram relacionar seus estudos a demandas sociais. Em consequência, o Programa se caracteriza, desde o início, pelo esforço de inserção social, cooperando com organizações estatais e da sociedade civil que lidam com demandas por programas públicos, populações de periferia urbana, povos e comunidades tradicionais, mediação social e desenvolvimento territorial. A sede do SAT fica junto às duas instituições, em Montes Claros, ao norte de Minas Gerais.
Linhas de pesquisa
O SAT tem uma única área de concentração denominada Sociedade, Ambiente e Território, que foca inter-relações entre esses três grandes temas. Visa articular a diversidade de conhecimento das variadas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas para criar habilidades para analisar processos sociais, ambientais e espaciais em suas interfaces com desenvolvimento, territórios, programas públicos e dinâmicas demográficas. Esta área de concentração se desdobra em duas linhas temáticas que orientam pesquisas, dissertações, teses e produção do mestrado e doutorado.
Texto: Assessoria de imprensa da UFMG