GraduaçãoParaná (PR)SulVestibular

UFPR abre 40 vagas em curso gratuito de Licenciatura em Educação do Campo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou um novo edital, que visa selecionar alunos para o curso gratuito de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LECAMPO) – Setor Litoral da UFPR, no ano letivo de 2023/2. O curso será ofertado no Município de Tijucas do Sul-PR. Há 40 vagas.

IFG abre 162 vagas em cursos superiores gratuitos

Esse curso superior é dividido entre o tempo universidade e o tempo comunidade. O Tempo Universidade consiste em oito encontros semestrais, de três dias (sexta-feira, sábado e domingo) cada, que serão realizados no Município de Tijucas do Sul.

Já o Tempo Comunidade refere-se ao período em que o estudante desenvolverá pesquisas, projetos, entre outras atividades, em sua comunidade do campo e sua escola. Para isso, contará com suporte dos professores da UFPR.

Inscrições para a seleção do curso gratuito de Licenciatura em Educação do Campo

Além de ter terminado o ensino médio ou equivalente, de acordo com o edital, o candidato deve fazer parte de pelo menos uma das seguintes categorias:

  • “Categoria 1 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, escolas itinerantes pertencentes à rede estadual ou municipal, escolas comunitárias e escolas-família;
  • Categoria 2 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, associações e outros que desenvolvam suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa);
  • Categoria 3 – Pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, pescadores ou pescadoras, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas como regem as leis e decretos arrolados no item 1.3;
  • Categoria 4 – Pessoas atuantes nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores ou agricultores familiares, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil;
  • Categoria 5 – Filhos ou filhas de agricultores ou agricultores familiares, assentados ou assentadas, acampados ou acampadas, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores e trabalhadoras assalariados que atuem na agricultura familiar de acordo com a Lei n.º 11.326 da agricultura familiar”.

As inscrições terão início no dia 17/04/2023 e seguirão abertas até as 12h do dia 19/05/2023 pelo site https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=LECAMPO2023-2. No mesmo link é possível obter mais informações no edital.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.