UFSCar abre vagas de mestrado e doutorado em Estudos de Literatura

A Universidade Federal de São Carlos está com inscrições abertas para Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Por meio do PPGLit, do Centro de Educação e Ciências Humanas, são ofertadas 24 vagas para Mestrado e 10 para Doutorado. Primordialmente, as aulas iniciam no 1° semestre de 2022.

Dessa forma, os candidatos podem se inscrever em uma das suas duas linhas de pesquisa. Assim, são elas: “Literatura, história, cultura e sociedade”; e “Literatura, linguagens e meios”.

Ademais, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura dispõe 50% das vagas para afrodescendentes, transgêneros e indígenas. No entanto, não há notícias de bolsas de estudos para nenhum dos candidatos.

Inscrições para Pós-Graduação em Estudos de Literatura

Para realizar a Pós-Graduação em Estudos de Literatura, é necessário se inscrever entre 16 de agosto de 2021 e 06 de outubro de 2021. Para tanto, o interessado deve preencher o formulário, disponível em https://forms.gle/NZYadQcjpL17L7dH9, e anexar alguns documentos.

Desse modo, é importante enviar o RG e CPF, foto 3×4, diploma e histórico escolar da graduação e do Mestrado (caso concorra ao Doutorado), currículo Lattes, projeto de pesquisa, entre outros, de acordo com o caso.

Em continuidade, o processo seletivo é dividido em duas etapas. Primeiramente, ocorre a avaliação do projeto de pesquisa, e em seguida tem a prova teórica. Ambas necessitam da nota mínima de 7,0 pontos. Posteriormente, elas são somadas e divididas por dois.

Além disso, todos os candidatos aprovados para o Mestrado e Doutorado deverão apresentar um documento comprovando proficiência em inglês ou espanhol. Caso contrário, não poderão efetuar a matrícula.

Por fim, vale ressaltar que uma Pós-Graduação em Estudos de Literatura é uma ótima oportunidade para aprofundar na temática. Assim, caso tenha interesse e queira tirar outras dúvidas, acesse o edital.

Cronograma do processo seletivo em Estudos de Literatura

  • Divulgação do edital: 26/07/2021;
  • Inscrição: 16/08/2021 a 06/10/2021;
  • Nota dos projetos de pesquisa: 08/11/2021;
  • Nota da prova teórica: 30/11/2021;
  • Resultado final: 08/12/2021.

Tayná

Tauná é redatora e estudante de serviço social. Contato: taynaquinoo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *