UFSCar oferece curso gratuito sobre saúde dos povos indígenas

A Universidade Federal de São Carlos abriu as inscrições para a seleção de alunos para o curso de extensão “Introdução á Saúde dos Povos Indígenas”.

Promovido desde 2016, o projeto de extensão com o mesmo tema do curso foi o que motivou a criação do curso. Assim, nota-se que é um plano de grande escala. Primeiramente, vale destacar que o curso está sob a coordenação dos professores Cecília Malvezzi e Willian Fernandes Luna, que são parte do Departamento de Medicina (DMed) da Instituição.

Com base no método de ensino de Paulo Freire, o curso oferece tratamento horizontal de educadores para educandos. Ou seja, pode esperar por um trabalho com rodas de conversa, bastante debate e diálogo aluno/professor.

Certamente, também se notará no curso uma grande valorização da tradição oral e valorização dos saberes culturais. A temática da Saúde Indígena é um tema muito atual e pertinente na sociedade brasileira. Abordado na intensão de promover conhecimento e aproximar culturas contexto da saúde dos indígenas, o curso é um diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade geral. assim, os temas abordados serão:

  • Identidade Indígena 08/09 a 22/09
  • Cuidado em Saúde Indígena 29/09 a 13/10
  • Direitos Indígenas 20/10 a 03/11
  • Educação e Saúde Indígena 10/11 a 24/11

Dessa forma, o curso será distribuído entre aulas síncronas e assíncronas. As aulas síncronas ocorrerão ás quartas-feiras das 18:30 ás 20:30, por meio da plataforma Google Meet.

Inscrições para o curso de Introdução á Saúde dos Povos Indígenas

Estão sendo oferecidas 25 vagas, com vagas reservadas para associados adimplentes da SBMFC. Sendo assim, caso interessado, você deve se inscrever neste formulário. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de agosto. O resultado da seleção sai no dia 30 de agosto.  Em caso de mais dúvidas consulte o e-mail do projeto: saudeindigena@ufscar.br.

Se você tem interesse em cursos gratuitos, você pode encontrar diversos disponíveis aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *