Enem 2021: prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição começa hoje

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 terá início em 17 de maio, próxima segunda-feira. Também será possível  justificar ausência na edição anterior do exame. Os dois procedimentos podem ser feitos pela Página do Participante, até o dia 28 de maio.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 ou justificar a ausência, o candidato deverá informar o número do seu CPF, a data de nascimento, além de um e-mail e um número de telefone válidos.

Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021?

Podem pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 as pessoas que estão cursando a última série do ensino médio no ano de 2021 em escola da rede pública.

Também poderão fazer a solicitação as pessoas que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou sejam bolsistas na rede privada, desde que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda será possível declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Em nota, o Inep declarou que está fazendo o possível para realizar a prova do enem 2021 ainda este ano. Veja o texto na íntegra:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.”

Confira o edital para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020

Acesse a Página do Participante

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *