Enem 2021: veja como pedir a isenção da taxa de inscrição

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) e solicitar a isenção da taxa de inscrição poderão fazer isso a partir de 17 de maio. A mesma data é válida para fazer a justificativa de ausência na prova anterior do exame. Isso é necessário para poder pleitear a isenção.

O prazo se encerrará em 28 de maio. As pessoas que tiverem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 aprovada, deverão se inscrever normalmente, assim como os demais candidatos. As datas serão divulgadas posteriormente.

Caso o candidato não tenha a solicitação de isenção aprovada, ele poderá fazer a inscrição no Enem 2021 normalmente, quando for aberta. Entretanto, deverá realizar o pagamento do valor para que tenha direito a fazer a prova.

Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021?

Para solicitar a isenção é preciso  atender a um dos seguintes requisitos:

  • estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Interessados devem acessar a Página do Participante  a partir do dia 17 de maio de 2021.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *