Itaú Cultural abre inscrições para curso gratuito online

O Itaú Cultural está recebendo inscrições de interessados em participar do curso gratuito online Entreolhares Universitário 2021: “Como vai a vida e o que eu posso fazer?”. O curso terá as aulas ao vivo realizadas por videoconferência.

Serão disponibilizadas 80 vagas no curso gratuito online do Itaú cultural, que poderão ser pleiteadas por estudantes de graduação na área de humanidades (artes visuais, crítica e curadoria, produção e áreas afins).

Interessados poderão se inscrever até as 18 horas de 18 de maio de 2021 (horário de Brasília) pelo site https://escolaitaucultural.sa.crossknowledge.com/cms_page_view.php?id=16.

Programação do curso virtual de Itaú Cultural

Aula inaugural

quinta 8 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 1 – Escrevivências e corpovivências: escritas ampliadas

Encontro inicial para apresentação dos objetivos do curso e do conceito que o rege, a escrevivência e dinâmica corporal voltada para o autoconhecimento e para as possibilidades de expansão como forma de apresentação.

com Janette Santiago e Luciara Ribeiro

Bloco 1: Escrevivências de mim

O objetivo das primeiras aulas é apresentar reflexões sobre as experiências artísticas individuais que trabalham com a compreensão de autoconhecimento, autoafirmação, memórias, afetividades e construções possíveis do ser/estar.

  • segunda 12 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 2 – Conhecendo e reconhecendo-me: um corpo no mundo

Apresentação das pesquisas visuais dos artistas convidados, cujas produções partem de experiências individuais e do direito de recontar suas existências.

com Moara Brasil e Rubén Bermúdez

mediação de Luciara Ribeiro

  • terça 13 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 3 – Encontro de aprofundamento

Aula-debate com acompanhamento e mediação dos convidados do encontro anterior. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus questionamentos, desenvolvendo atividades e dinâmicas individuais a partir do conceito de escrevivência, trabalhado ao longo de todo o curso.

com Moara Brasil e Rubén Bermúdez

mediação de Luciara Ribeiro

  • quarta 14 de julho

Pausa 1 – Momento reservado para o estudo autônomo de conteúdos indicados e para o desenvolvimento de atividades reflexivas.

  • quinta 15 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 4 – Criações compartilhadas

Os participantes discutirão o resultado reflexivo dos debates realizados nos encontros anteriores. Cada ação tem por objetivo o compartilhamento de experiências, desejos e inquietações.

com Luciara Ribeiro

Bloco 2: Uma vida não se faz sozinha

Após refletir sobre as construções do “eu”, os participantes serão convidados a debaterem questões geradas pela coletividade e suas formas de articulação, sobre o viver junto, o ativismo e modelos de organização social.

  • segunda 19 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 5 – Coletivo como forma de humanidade

O encontro contará com a presença de dois grupos artísticos que trabalham com propostas de ativismo e interação social. Os convidados apresentarão suas produções, seus processos e suas reflexões artísticas, convocando os alunos para uma partilha do viver.

com Grupo Kayatibu e Coletivo Visto Permanente

mediação de Luciara Ribeiro

  • terça 20 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 6 – Debates internos, projeções externas

Aprofundamento dos debates iniciados no último encontro. Os estudantes serão estimulados a pensar coletivamente em propostas e desdobramentos a partir da experiência iniciada na semana anterior, investigando possibilidades, interesses e afetividades.

mediação de Luciara Ribeiro

  • quarta 21 de julho

Pausa 2 – Momento reservado para o estudo autônomo de conteúdos indicados e para o desenvolvimento de atividades reflexivas.

  • quinta 22 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 7 – Aprofundamento e compartilhamento

Os coletivos convidados para a aula 5 voltam para ouvir as inquietações despertadas e debater os projetos elaborados pelo grupo.

com Grupo Kayatibu e Coletivo Visto Permanente

mediação de Luciara Ribeiro

Bloco 3: Sobre o todo nós: futuros em mudança

O último bloco pretende amarrar as discussões e atividades de reflexão realizadas nas semanas anteriores, provocando os participantes a criarem seus caminhos artísticos e suas redes a partir da reflexão sobre inserções, processos e possibilidades de continuidade.

  • segunda 26 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 8 – Autonomia para a produção artística: uma visão social e política sobre economia, mercado e produção artística

Estratégias de planejamento visando fomentar a criatividade dos alunos para a continuidade de seus projetos em andamento e possibilidades de trabalhos futuros.

com Gabriela Mendes Chaves e Letícia Barbosa

mediação de Luciara Ribeiro

  • terça 27 de julho

Pausa 3 – Momento reservado para o estudo autônomo de conteúdos indicados e o desenvolvimento de atividades reflexivas.

  • quarta 28 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 9 – Atividade final

Compartilhamento e discussão sobre o desenvolvimento da atividade de reflexão que será proposta ao grupo e desenvolvida ao longo das semanas.

com Luciara Ribeiro

  • quinta 29 de julho, das 18h30 às 20h30

Aula 10 – Fechamento do curso e projeções

Serão retomados os objetivos iniciais do curso, entrelaçando o conhecimento, os debates e as produções realizados ao longo das aulas e provocando os alunos a pensar sobre possíveis desdobramentos.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *