AcreAlagoas (AL)Amapá (AP)Amazonas (AM)Bahia (BA)Ceará (CE)Centro-OesteCursos GratuitosDistrito Federal (DF)Especialização gratuitaEspírito Santo (ES)Goiás (GO)Maranhão (MA)Mato Grosso (MT)Mato Grosso do Sul (MS)Minas Gerais (MG)NordesteNorteNotíciasPará (PA)Paraíba (PB)Paraná (PR)Pernambuco (PE)Piauí (PI)Pós-graduaçãoRio de Janeiro (RJ)Rio Grande do Norte (RN)Rio Grande do Sul (RS)Rondônia (RO)Roraima (RR)Santa Catarina (SC)São Paulo (SP)Sergipe (SE)SudesteSulTocantins (TO)

MEC abre 10 mil vagas em curso que pode ser ‘transformado’ em especialização gratuita totalmente a distância

Interessados em realizar uma especialização gratuita totalmente a distância contam com mais uma oportunidade. O Ministério da Educação (MEC) abriu mais 10 mil vagas no curso virtual gratuito de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O curso tem 360 horas de duração, é totalmente online e não conta com monitoria. Uma vez inscrita, a pessoa já pode começar a estudar.

O prazo mínimo para terminar os estudos é de 45 dias e o prazo máximo é de 180 dias. Todos os que finalizarem os estudos dentro do prazo e terminarem todas as atividades avaliativas com média igual ou maior que 6,0, receberão um certificado gratuito.

Além disso, essas pessoas, caso atendam aos demais requisitos, poderão solicitar à Universidade Federal do Piauí (UFPI), o aproveitamento do conteúdo estudado e conquistar um certificado de especialização.

Atualmente, o MEC abriu mais 10 mil vagas, sendo 5 mil na turma 12 e 5 mil na turma 13, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Como solicitar o certificado de especialização gratuita totalmente online com o curso do MEC?

O primeiro passo é ler o edital completo, para ter a certeza de que atende a todos os requisitos. Dentre eles, por exemplo, a necessidade de ter terminado um curso de licenciatura reconhecido pelo MEC ou, se tiver feito um curso superior que não seja de licenciatura, os interessados precisarão comprovar que exercem atividade docente ou de gestão em instituições públicas ou privadas de ensino.

As pessoas que lerem todo o edital e tiverem a certeza de que atendem a todos os requisitos, precisam realizar a inscrição no curso online gratuito de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Isso pode ser feito pelo link: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14881/informacoes.

Após terminar esse curso e receber o certificado, é preciso aguardar 15 dias e acessar o link https://www.certificadosceadufpi.com.br/alunos/menu. Será nesse site que o interessado poderá anexar os demais documentos solicitados no edital da UFPI e solicitar o certificado de especialização gratuita totalmente online, usando o conteúdo que foi estudado no  curso online gratuito de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para mais informações acesse: http://www.cead.ufpi.br/index.php/editais-cead/edital-n-11-2023-seb-mec-cead-ufpi.

LEIA TAMBÉM: UFES abre mais de 300 vagas em especialização gratuita a distância

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

6 thoughts on “MEC abre 10 mil vagas em curso que pode ser ‘transformado’ em especialização gratuita totalmente a distância

  • Já sou pedagoga posso fazer?

  • Já sou pedagoga, posso fazer?

    • Boa noite.
      Tenho o curso superior em tecnólogo em agrimensura.
      Pergunto se posso fazer este curso Formação de professores dos anos inicias do ensino fundamental. Pois trabalho no cargo de secretário de escola há 13 anos.

      Fico no aguardo de sua resposta.

      • Oii acredito que sim, faz o curso no ava MEC já serve de conhecimento e como curso de complementação.
        Depois tente na outra plataforma, aproveitar para expedir o certificado como pós. Se informa com a secretária de educação de sua cidade.

  • Não acredito que eu li isso. Você leu o texto e o edital?

Fechado para comentários.

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.