Mestrado profissional em Matemática abre 1.600 vagas
O prazo de inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) está aberto até 30 de setembro. A prova será realizada em 19 de outubro, das 14h às 17h, com a finalidade de preencher 1.600 vagas. A oferta está distribuída pelas cinco regiões do País, em 82 instituições de ensino superior. A CAPES concederá bolsa a até 30% dos ingressantes no primeiro semestre de 2025.
LEIA TAMBÉM: UFPR seleciona alunos para cursos de mestrado e doutorado gratuitos
O Edital nº 18/2024 rege o processo seletivo desta edição do ProfMat. O principal público-alvo são os professores da rede pública de educação básica, que precisam estar ativos em sala de aula durante todo o período do curso. A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), coordena a iniciativa nacionalmente.
Com mais de 7,3 mil pessoas tituladas desde 2011, o ProfMat é o maior e mais antigo curso ofertado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB). As outras áreas são Artes, Biologia, Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Física, Geografia, História (que nesta edição também terá doutorado), Letras, Química e Sociologia.
As 1.600 vagas no ProfMat fazem parte das 6.775 que serão abertas no âmbito do ProEB em 2025, o que representa a maior oferta da história do Programa. Serão 6.659 oportunidades em cursos de mestrado profissional e 116 no doutorado profissional de História.
Sobre o Programa
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. Os cursos são híbridos. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas, sendo doze de mestrado e um de doutorado.
Texto: CGCOM/CAPES