Ministério da Cidadania abre vagas em cursos gratuitos sobre assistência social

O Ministério da Cidadania está recebendo inscrições para os cursos gratuitos online sobre assistência social, que serão ministrados em 2022. Embora todos eles tenham um público-alvo específico, qualquer pessoa que preencher o formulário de inscrição completo poderá participar e estudar.

Confira os cursos gratuitos do Ministério da Cidadania que estão recebendo inscrições

Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

A duração é de 40 horas. O cursista irá aprender a respeito de dois tipos de medidas: a Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviços Comunitários (PSC), ambas aplicadas a um público específico: os(as) adolescentes em conflito com a lei.

Curso gratuito online de Controle Social

Este curso gratuito tem 32 horas de duração e proporcionará aos seus participantes conhecimento quanto à participação e controle social no âmbito da assistência social.

Elaboração do Plano de Educação Permanente do SUAS (PEP-SUAS)

O curso tem 20 horas de duração e visa apoiar os gestores, conselheiros da política de assistência social, técnicos estaduais, do Distrito Federal e municipais do SUAS, bem como integrantes do Núcleo de Educação Permanente na elaboração do Plano de Educação Permanente no seu território.

Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial

São 40 horas de duração. O conteúdo está organizado em 05 unidades:

  • Unidade 1 – Vulnerabilidade social, risco pessoal e social, violação de direitos, violência e o SUAS;
  • Unidade 2 – Proteção social e seu papel no enfrentamento das violências;
  • Unidade 3 – As violências e os serviços da Proteção Social Básica;
  • Unidade 4 – A Proteção Social Especial e as situações de violência;
  • Unidade 5 – Rede de atenção e prevenção à violência: abordagens interdisciplinares, intra e intersetorial.

Os Conselhos de Assistência Social e os benefícios socioassistenciais e de transferência de renda

A duração é de 28 horas. Os participantes vão compreender o funcionamento dos Conselhos de Assistência Social (CAS) e o exercício efetivo do controle social e da participação social na garantia dos direitos e manutenção dos benefícios socioassistenciais e de transferência de renda no âmbito da assistência social.

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Este curso tem 20 horas de duração e proporcionará entendimento amplo e claro aos participantes sobre a gestão de parcerias entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), considerando a Lei Federal nº 13.019/2014, bem como sua aplicação no âmbito do SUAS, apresentando todas as etapas dessas parcerias, no que tange a elaboração do plano de trabalho e prestação de contas da parceria.

Atenção no SUAS a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência

São 26 horas de duração neste curso do Ministério da Cidadania. Esse curso é voltado para a formação permanente de trabalhadoras(es) do SUAS, de todos os níveis de formação e de todos serviços e programas, especialmente os que atendem crianças e adolescentes.

Inscrições para os cursos gratuitos do Ministério da Cidadania

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 18 de fevereiro de 2022, às 23h30. Para isso, basta preencher o formulário disponível no link http://www.mds.gov.br/ead/sga/registrar.php, escolher o curso e se inscrever. Quem já for cadastrado pode digitar o login e a senha direto no site http://www.mds.gov.br/ead/login/index.php.

O prazo máximo para o término dos cursos gratuitos do Ministério da Cidadania é dia 28 de fevereiro de 2022 às 23h30. Todos os aprovados receberão certificado gratuito.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

2 thoughts on “Ministério da Cidadania abre vagas em cursos gratuitos sobre assistência social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.