Ceará (CE)Curso TécnicoNordesteVestibular

O que é o IFCE? Quais cursos oferece?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), cuja reitoria é sediada em Fortaleza é uma autarquia de natureza jurídica equiparado às universidades federais.

A instituição de educação superior oferece cursos de graduação e pós-graduação e cursos profissionalizantes em diferentes modalidades de ensino que unem conhecimentos técnicos e tecnológicos com a prática pedagógica.

O IFCE possui autonomia para criar e extinguir cursos e registrar os diplomas oferecidos, o que inclui ainda o ensino à distância.

Educação à Distância

Os cursos de graduação à distância do IFCE estão vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferecem todo o suporte tecnológico, administrativo e pedagógico de polos de apoio presencial em vários pontos do estado.

Nesses polos, os alunos têm acesso a toda uma infraestrutura que inclui  bibliotecas, salas de aula e laboratórios de informática, além de contar com tutores que oferecem apoio para sanar suas dúvidas.

É gratuito? Como ser aluno do IFCE?

A forma de ingresso de alunos nos cursos técnicos, tanto na modalidade presencial quanto à distância acontecem de dois modos: pelos exames de seleção ou por meio da análise de históricos escolares dos Ensinos Fundamental e/ou do Ensino Médio.

Cada campus decide a sua forma de seleção que deve estar em parceria com a pró-reitoria de Ensino do IFCE (Proen).

Para obter informações sobre o ingresso, o candidato deve verificar as informações nos editais do portal do IFCE.

Formas de Ingresso nos Cursos Superiores

A forma de ingresso nos cursos superiores acontece pelo Sistema Único de Seleção (Sisu), sendo que para o curso de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza, o ingresso é feito somente por meio do vestibular tradicional.

O ingresso nos cursos superiores da modalidade à distância também é feito através das provas de vestibular e o preenchimento de eventuais vagas ociosas acontecem via Sisu.

O IFCE realiza processos seletivos periodicamente, de acordo com a demanda de cada campus o que contempla os alunos  transferidos ou já graduados.

Como Ingressar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Para ingressar no Pronatec, o candidato precisar estar matriculado no ensino médio e participar da seleção por meio de inscrições.

Cursos Formação inicial e Continuada (FIC)

Para os cursos Formação Inicial e Continuada (FIC) o candidato precisa ter entre 18 e 59 anos e  ser beneficiário de algum programa social do governo.

Programas Mulheres Mil

Para ingressar nesse programa do Pronatec voltado para a qualificação profissional de mulheres é preciso que as candidatas tenham no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo ou estejam cursando o 9º ano. As inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas em: https://ifce.edu.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.