USP abre 8 mil vagas em curso gratuito online sobre Inteligência Artificial na Educação e oferece certificado
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito e 100% online sobre Inteligência Artificial na Educação: o que professores e gestores precisam saber para usar, avaliar e decidir, que será ofertado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP).
LEIA TAMBÉM: UNIFESP abre 600 vagas gratuitas no curso Saúde Mental na Atenção Básica: território, redes e cuidado na era digital
O curso da USP será ministrado ao vivo, no dia 01 de dezembro de 2026, das 19h às 22h, e ofertará certificado gratuito para os aprovados. Durante essas horas os alunos aprenderão sobre:
- Fundamentos da inteligência artificial generativa e suas aplicações na educação;
- Uso da IA no planejamento, na produção e na adaptação de atividades;
- IA como apoio aos processos de ensino e aprendizagem;
- Critérios para escolha e avaliação de recursos de inteligência artificial;
- Confiabilidade das respostas, erros, vieses e desinformação;
- Mediação docente, pensamento crítico e metacognição no uso da IA;
- Autoria, integridade acadêmica e avaliação da aprendizagem diante da IA generativa;
- Letramento em inteligência artificial, supervisão humana e princípios para o uso crítico, ético e responsável da IA na educação.
Inscrições para a seleção do curso gratuito e 100% online sobre Inteligência Artificial na Educação: o que professores e gestores precisam saber para usar, avaliar e decidir
Serão ofertadas 8 mil vagas pela USP, que vão poderão ser ocupadas por professores, coordenadores, diretores, gestores escolares, profissionais envolvidos com formação docente, tecnologias educacionais e inovação pedagógica e demais interessados no tema.
As inscrições para participar do curso gratuito e 100% online sobre Inteligência Artificial na Educação: o que professores e gestores precisam saber para usar, avaliar e decidir podem ser feitas aqui, até o dia 1º de dezembro de 2026. O certificado gratuito será oferecido para os aprovados.
