UFMG prorroga inscrições para curso gratuito em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
As inscrições para o curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido pela UFMG, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foram prorrogadas até o dia 30 de janeiro. A extensão do prazo foi estabelecida pela retificação do edital que rege a seleção, publicada na sexta-feira, dia 17.
Os interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 30, por meio de formulário eletrônico disponível na página da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd/UFMG), ao qual deverão ser anexadas cópias do documento de identidade e do CPF; comprovante de atuação como professor da Educação Básica, da rede pública, privada ou que não estejam atuando como docente.
As aulas, coordenadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, têm início previsto para março e duração de três meses.
Gratuito e inteiramente a distância, o curso é voltado, prioritariamente, a professores e gestores da educação básica da rede pública de todo o Brasil, que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Excepcionalmente, também poderão se inscrever professores e gestores da educação básica da rede privada brasileira que atuem em sala de aula ou em AEE e/ou profissionais da área de educação básica que não estejam atuando em sala de aula e professores do ensino superior da rede pública ou privada. Estudantes de cursos de licenciatura de todo o país, regularmente matriculados a partir do 6º período, também poderão se inscrever, conforme segunda retificação do edital.
A comprovação do vínculo como professor poderá ser feita por meio da cópia da carteira de trabalho, contracheque ou declaração da instituição empregadora, constando o dia, mês e o ano e término da atividade, obrigatoriamente. Os documentos devem ser reunidos num único arquivo em PDF, com até 25MB, conforme edital de seleção.
As cinco mil vagas ofertadas serão preenchidas por ordem de inscrição pelos candidatos que atendam aos requisitos do edital e de suas retificações. A lista de selecionados será divulgada no dia 18 de fevereiro, na página da Dedd/UFMG.
Capacitação
O curso tem o objetivo de capacitar professores da educação básica, que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de AEE, para desenvolver concepções e práticas pedagógicas aos princípios das políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando atender às demandas coletivas e às particularidades dos estudantes.
A formação será oferecida totalmente a distância e terá carga horária total de 120 horas, distribuídas em quatro módulos, com os temas:
- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Texto: Cedecom – Assessoria de Imprensa UFMG
a vida é feita de oportunidade é agora e minha oportunidade de realizar meu sonho