UFMG recebe inscrições para curso gratuito voltado para interessados em realizar mestrado
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está recebendo inscrições, até o dia 9 de junho, de interessados em concorrer a uma vaga no curso de Extensão Formação Pré-Acadêmica Afirmação na Pós.
A oportunidade visa atender aos profissionais interessados em concorrer a uma vaga nos cursos de mestrado da UFMG, nas áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas, em programas de: educação, educação física, letras/linguística/literatura, história, psicologia, economia/administração, ciências políticas e programas interdisciplinares.
O curso é gratuito e será ministrado de forma remota. As aulas acontecerão às sextas-feiras, (das 19h às 21h), e aos sábados, (das 9h às 11h e das 14h às 17h), durante os meses de junho, julho e agosto de 2021.
Inscrições para o curso de Extensão Formação Pré-Acadêmica Afirmação na Pós da UFMG
Podem concorrer a uma das vagas pessoas que se encaixem nos seguintes requisitos:
- ser brasileiro/a ou estrangeiro/a portador/a de RNE, com residência permanente no Brasil;
- ter diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC;
- ter experiência em movimentos sociais e culturais, ações coletivas ou atividades relacionadas ao desenvolvimento de sua comunidade ou grupo social;
- pertencer a um ou mais dos grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior, ou seja: a) provir de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas ou educacionais; b) identificar-se como negro/a ou indígena (candidatos/as devem apresentar o Termo de Autodeclaração de Identidade Indígena, acompanhado: a) do Registro de Nascimento Indígena (RANI) e/ou da Carta de Recomendação, emitida por liderança indígena); c) de egresso/a de programa de ação afirmativa no ensino superior, na modalidade de cotas ou bônus;
- se proveniente de instituições privadas, terão prioridade na seleção os/as graduados/as egressos do PROUNI;
- pretender cursar um programa de pós-graduação – nível mestrado stricto sensu, no Brasil (credenciado pela CAPES) ou no exterior (com titulação equivalente à nacional), nas áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas, em programas de: educação, educação física, letras/linguística/literatura, história, psicologia, economia/administração, ciências políticas e programas interdisciplinares etc.
Mais informações sobre o curso e sobre as inscrições podem ser obtidas no edital disponível neste link.
Tenho Interesse.
É só seguir o que está escrito no texto acima 🙂