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Curso de Educação para Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola oferta 150 mil vagas

Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. A iniciativa é uma parceria da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

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Podem participar professores e gestores que atuam nas escolas de educação básica de todo o País. As inscrições devem ser feitas nos sites das próprias instituições de ensino superior que ofertarão o curso. A relação das 40 instituições que aderiram ao curso está disponível na página de Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no site da CAPES.

Em quatro instituições, as inscrições já estão abertas: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ,  Universidade Federal do Pará (UFPA) e  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As aulas terão início em março de 2025. A formação será realizada por meio da UAB em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com carga horária de 120 horas, a formação será ofertada na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da CAPES.

O curso é composto por quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade. A ação faz parte do Eixo 03 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ – (Portaria n° 470 de 14 de maio de 2024) do Ministério da Educação.

Durante a formação, além da discussão de sistemas de avaliação e criação de projetos políticos pedagógicos, será desenvolvida uma proposta educacional antirracista que inclui atividades pedagógicas que transformem o ambiente escolar e as relações entre professores, alunos e comunidade. O conteúdo do curso está em conformidade com os marcos legais da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ) e com as pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão desse público nos sistemas de ensino no Brasil.

O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professores e gestores de acordo com os princípios da ERER e EEQ. A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.

Texto: CGCOM/CAPES

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