Cursos GratuitosEspecialização gratuitaNotíciasPós-graduação

Curso, que pode ser usado na certificação de uma especialização gratuita 100% online, abre 10 mil vagas

A Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, abriu mais 10 mil vagas no curso virtual gratuito em “Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. As pessoas que finalizarem esse curso e forem aprovadas, além de receberem um certificado gratuito, poderão, caso atendam aos demais requisitos, solicitar a certificação em um curso de especialização totalmente online denominado “Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

LEIA TAMBÉM: Abertas inscrições para o curso gratuito de pilotos

As vagas do curso virtual gratuito em “Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” serão preenchidas por ordem de inscrição. Os matriculados poderão finalizar as 360 horas de curso, incluindo as atividades virtuais, em, no mínimo, 45 dias e, no máximo, 180 dias.

As inscrições para participar do curso virtual gratuito em “Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” podem ser feitas pelo site https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14881/informacoes. Como é totalmente virtual, pode ser realizado por pessoas de todo o Brasil que, se aprovadas, receberão o certificado do curso virtual. No entanto, para solicitar a certificação da pós-graduação é preciso atender a outros requisitos.

Como solicitar a certificação da especialização online?

O primeiro passo, para quem tem interesse em solicitar a certificação da especialização totalmente online, é ler o edital, que foi publicado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É essa a instituição pública que oferece a certificação para as pessoas que atenderem a todos os requisitos citados no edital.

Dentre eles, é preciso ter graduação completa, em curso reconhecido pelo MEC, em um curso de licenciatura nas áreas de conhecimento integrantes do currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como, por exemplo:

  • Licenciatura em Pedagogia;
  • Licenciatura em Normal Superior;
  • Licenciatura em Língua e/ou Literatura Portuguesa, Inglesa, Francesa, Espanhola ou LIBRAS;
  • Licenciatura em Artes, Educação Artística, Música, Dança, Teatro, Artes Plásticas ou Artes Visuais;
  • Licenciatura em Educação Física;
  • Licenciatura em Geografia;
  • Licenciatura em História;
  • Licenciatura em Filosofia;
  • Licenciatura em Ciências Sociais ou Sociologia;
  • Licenciatura em Ciências da Religião ou Teologia;
  • Licenciatura em Psicologia;
  • Licenciatura em Matemática;
  • Licenciatura em Ciências da Natureza;
  • Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Licenciatura em Química;
  • Licenciatura em Física, entre outras.

As pessoas que tiverem completado um curso de graduação em outra área só poderão solicitar a certificação da especialização gratuita totalmente online caso atuem como professores da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental.

Em qualquer um dos casos, é preciso que o candidato elabore um resumo expandido, segundo as normas estabelecidas no edital e também sejam aprovados na “Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. A certificação da especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode ser solicitada pelo site https://www.certificadosceadufpi.com.br/alunos/menu.

É responsabilidade do candidato ler o edital ,providenciar todos os documentos solicitados e acompanhar novas publicações ou alterações que sejam definidas pela UFPI, em relação ao processo de certificação.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

One thought on “Curso, que pode ser usado na certificação de uma especialização gratuita 100% online, abre 10 mil vagas

  • Conhecimento é tuudo!

Fechado para comentários.

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.