Saiba agora o que é graduação e pós-graduação

Conhecer sobre o que é graduação e pós-graduação é muito importante, pois de acordo com a carreira que alguém queira seguir, seja ela acadêmica ou profissional, as duas opções são vantajosas.

Existem diversas instituições no Brasil, e até mesmo no exterior, que oferecem ambas as propostas. Inclusive, há cursos gratuitos e remotos, assim como presenciais ou pagos. Com isso, cada um pode estar de acordo com a finalidade do interessado.

Entretanto, saber o que elas significam implica entender que há diferenças entre as duas. Por isso, quando um estudante for procurar uma opção para aperfeiçoar os estudos, ele precisa saber o que é cada uma.

Assim, a leitura deste texto aborda o que é a graduação e a pós-graduação.

O que entender sobre a graduação

A graduação está vinculada ao ensino superior, e é um título dado ao estudante que conclui uma faculdade, que pode ser da área de exatas, humanas ou biológicas.

Assim, ao concluí-la, a pessoa fica mais qualificada para o mercado de trabalho e pode trabalhar na área em que foi formada. Ademais, provavelmente receberá melhores remunerações.

No Brasil, as IES (Instituições de Ensino Superior) são as responsáveis por oferecer os cursos de graduação, que só serão feitos após a obtenção do diploma de conclusão do ensino médio, seja em escola particular ou pública.

Por conseguinte, para ser inserida em uma faculdade, a pessoa precisa fazer a prova do vestibular. Por exemplo, a mais conhecida delas é o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

A avaliação do MEC (Ministério da Educação) é realizada para verificar a qualidade dos cursos de graduação, e dessa forma o estudante pode saber a qualidade do curso ofertado em determinada instituição. No site do INEP, está o CPC (Conceito Preliminar dos Cursos) de cada um, em uma escala de 1 a 5.

Na edição de 2018, foram divulgadas as notas de 8.520 cursos brasileiros. Em primeiro lugar, 56% receberam a nota 3, enquanto 31,7% ficaram com a nota 4, e já com a nota 5 estão 149 graduações (1,7%).

Pós-graduação: o que é necessário saber

A pós-graduação ocorre após a conclusão de um curso de graduação. Primeiramente, ela pode ser stricto sensu (mestrado e doutorado), ou lato sensu (programas de especialização e MBA). Seu intuito é especializar o estudante nas mais diversas áreas de conhecimento, além de formar professores de nível superior.

Segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a maioria dos programas de pós são oferecidos por instituições públicas, pois para cada 5 programas de pós-graduação, apenas 1 está em uma instituição particular.

Dos 27 estados do país, em 25 deles as instituições federais concentram mais da metade dos programas de mestrado e doutorado. Além disso, em quatro estados da região Norte (Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins), elas são responsáveis pelo total de ofertas.

Obter um título de pós-graduação significa que a pessoa estará ainda mais qualificada para o mercado de trabalho, inclusive mais do que aquele que só possui a graduação.

Para tanto, o interessado não precisa realizá-la na mesma área em que fez a faculdade. Ele pode se especializar em uma temática correlata ou mais específica; tudo depende do objetivo final.

Se gostou do texto, mas ainda ficou com alguma dúvida sobre o que é graduação e pós-graduação, deixe um comentário com a sua pergunta sobre o assunto.

Tayná

Tauná é redatora e estudante de serviço social. Contato: taynaquinoo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *