UFMG abre inscrições para curso gratuito online sobre Medicina Rural

A Universidade Federal de Minas Gerais, juntamente com a UNA-SUS, promove um curso gratuito online sobre Medicina Rural. Especificamente, ele é ofertado pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG.

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais, e mais de 80% nas áreas urbanas. Ademais, a Organização Nacional do Trabalho diz que 56% dos habitantes rurais não possuem acesso aos serviços de saúde.

Com isso, o intuito do curso é capacitar os mais diferentes profissionais da saúde para atendimento dessa população, pois os dados mostram que eles precisam de mais atenção e respeito às suas especificidades.

Em continuidade, são 15.000 vagas disponíveis para todo o país, para uma carga horária de 45 horas. Ao final, o interessado recebe um certificado, sem precisar pagar nada.

Inscrições para curso de Medicina Rural

Para se inscrever no curso de Medicina Rural, basta acessar o site https://www.unasus.gov.br/cursos/oferta/419058, entre os dias 07 de junho e 20 de novembro de 2021 e fazer a inscrição. Além disso, o início após a matrícula é imediato e as aulas podem ser vistas entre 07 de junho e 20 de dezembro deste ano.

Assim, a qualificação em Medicina Rural é relevante, porque centra-se no atendimento e cuidado a essa população. Dessa forma, suas demandas serão atendidas e os profissionais ficarão qualificados para dar a atenção devida a eles.

Desse modo, o curso aborda a saúde e cultura das pessoas que moram em áreas rurais. Também traz as maiores relevâncias da Atenção Primária à Saúde, por exemplo a profilaxia de tétano e raiva, intoxicação pelo uso de agrotóxicos, e tantos outros. Por fim, o curso em Medicina Rural conta com infográficos e vídeo aulas.

A UNA-SUS também tem outros cursos interessantes. Para saber mais, veja o site www.unasus.gov.br/cursos.

Cronograma do curso de Medicina Rural

  • Inscrições: de 07/06/2021 até 20/11/2021;
  • Realização das aulas: de 07/06/2021 até 20/12/2021.

Tayná

Tauná é redatora e estudante de serviço social. Contato: taynaquinoo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *