Especialização gratuitaNordestePernambuco (PE)Pós-graduaçãoSão Paulo (SP)Sudeste

Itaú Cultural abre vagas em especialização gratuita totalmente online

O Itaú Cultural (IC) está oferecendo 35 vagas na especialização gratuita EAD em Gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas. O curso será dividido em 10 módulos.

Inscrições abertas para 80 cursos gratuitos online com certificado da UFSCar

Todos serão a distância, mas o décimo vai ser realizado em Petrolina. Nesse caso, o estudante poderá decidir se quer participar da aula presencial em Petrolina ou se prefere acompanhar o conteúdo online. Não é obrigatório ir até o lugar. Sendo assim, é possível fazer a especialização gratuita do Itaú Cultural totalmente online.

Módulos da especialização gratuita EAD do Itaú Cultural

AULA INAUGURAL

Apresentação da estrutura do curso: cronograma e professores.

Reconhecimento e acolhimento do grupo.

Data: maio de 2023

Coordenação do curso: Tatiana Schunck, Tayná Menezes e Valéria Toloi

Formato: EAD

Local: plataforma Escola IC (escola.itaucultural.org.br)

Carga horária total: 4 horas

EAD síncrona: 9h às 13h

MÓDULO 1: ECOSSISTEMA E SOCIEDADE

Estudo do ecossistema a partir de uma perspectiva sintrópica. Reconhecimento de plantas. O protagonismo do reino vegetal como mediador da relação sociedade-ambiente. Possibilidades de novas formas de estruturação da sociedade.

Data: maio e junho de 2023

MÓDULO 2: CORPO E TERRITÓRIO

Ampliação do conceito de corpo e território e possíveis diluições entre esses termos em uma perspectiva decolonial. Discussão das possibilidades das curadorias de territórios a partir do corpo que habita diferentes espaços de atuação.

Data:  junho de 2023

MÓDULO 3: POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DA

COMPREENSÃO DOS DIREITOS CULTURAIS

Discussão e análise dos direitos culturais. A importância da criação de políticas públicas culturais a partir dos direitos culturais. Discussão da institucionalização da cultura. Análise de políticas públicas a partir do lugar geográfico e social em que se atua. Relação entre espaço urbano, direitos culturais, políticas públicas e formação do sujeito nas cidades. Possibilidades de gestão cultural diante das novas organizações do tecido urbano.

Data: julho de 2023

MÓDULO 4: COSMOLOGIA AFRICANA E CRIAÇÕES NEGRAS NO BRASIL

Estudo das artes em perspectiva comparada e historicizada, de aspectos das criações negras no Brasil, como fundantes do que se chama de cultura brasileira. Reflexão sobre a ideia de negritude a partir do criar. Conteúdos e abordagem não pactuados com o

referencial hegemônico e eurocentrado.

Data: agosto e setembro de 2023

MÓDULO 5: COSMOGONIAS INDÍGENAS

Povos indígenas do Brasil. O indígena no momento atual com enfoque nas relações cosmológicas. Arteativismo indígena. O corpo outro, o extracotidiano, o viver identitário a partir de práticas indígenas dentro e fora das aldeias.

Data: setembro de 2023

MÓDULO 6: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PARA O TRABALHO

COLABORATIVO

Discussão do conceito e de modelos de trabalho colaborativo. Experimentação e problematização do território poético a partir de práticas e saberes pluriepistêmicos.

Data: outubro de 2023

MÓDULO 7: LIDERANÇA E A CONSTRUÇÃO DE EQUIPES COLABORATIVAS

Discussão do conceito e da atuação de diferentes modelos de liderança. Reflexões e práticas para o saber de si, do papel de liderança e dos contextos político-institucionais. Ampliação da noção de gestão colaborativa de pessoas.

Data: outubro e novembro de 2023

MÓDULO 8: CRÍTICA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Reflexão de diferentes espaços de criação em grupo. Diálogo entre teoria e prática sobre a complexidade dos processos de construção em equipe. Discussão sobre a dicotomia no processo individual ou coletivo no trabalho em grupo, entre outras formas de pensar as redes de criação.

Data: novembro de 2023

MÓDULO 9: A MEDIAÇÃO NA RELAÇÃO COM DIFERENTES PÚBLICOS

Discussão a respeito do conceito de mediação e seu papel na formação de público. Reflexão sobre públicos na contemporaneidade: públicos virtuais e públicos presenciais. Análise da relação do público com mobilidade urbana e acessibilidade. Reflexão de experiências de público em programações culturais na cidade para uma compreensão mais abrangente das diferentes possibilidades de mediação.

Datas: janeiro e fevereiro de 2024

MÓDULO 10: ESTUDO DE CASO

Ampliação do repertório curatorial a partir da articulação de demandas sociais de realidades diversas. Desafios da gestão cultural em diferentes contextos sociais, na perspectiva do cenário cultural da cidade.

Data: março de 2024

Inscrições para a especialização gratuita EAD do Itaú Cultural

Para concorrer às vagas, além de ter terminado cum curso de graduação reconhecido pelo MEC é preciso atuar em gestão cultural, não necessariamente ligada a uma instituição cultural pública ou privada. É obrigatório comprovar experiência de três anos na área de gestão.

As inscrições terminarão no dia 28 de fevereiro de 2023 às 18 horas (horário de Brasília) e podem ser feitas pelo link: https://escola.itaucultural.org.br/mediados/especializacao-em-gestao-cultural-contemporanea-da-ampliacao-do-repertorio-poetico-a-construcao-de-equipes-colaborativas-turma-2023. não há taxa. O edital está disponível no mesmo link.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Completou o Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity e possui certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

2 thoughts on “Itaú Cultural abre vagas em especialização gratuita totalmente online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este conteúdo pertence ao site InfoEducação (www.infoeducação.com.br). Está proibida a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados.