Prova do Enem 2021: data e como descobrir o local

A prova do Enem 2021 é aguardada por muitos estudantes. Anteriormente, seu cronograma foi divulgado no mês de maio deste ano pelo MEC (Ministério da Educação), com liberação do edital no dia 2 de junho.

Ademais, com o cenário de pandemia da Covid-19 ainda vigente, algumas medidas de precaução serão tomadas no momento de aplicação da prova, que pode ser impressa ou digital.

Por conseguinte, as inscrições para o Exame ocorreram entre 30 de junho e 14 de julho. O último dia para o pagamento da taxa de inscrição foi no dia 19 de julho, com resultado do atendimento especializado que será no dia 27 de julho.

Com isso, este texto traz mais explicações sobre o Enem 2021. Acompanhe a seguir:

Qual a data da prova do Enem 2021?

As datas da prova do Enem 2021 serão nos dias 21 e 28 de novembro. Por isso, a realização ocorre em dois domingos consecutivos, com versão digital e impressa.

Em suma, o total será de 180 questões, mais uma redação, que todo ano traz um tema inovador para ser abordado.

Assim, a divisão de matérias é a seguinte:

  • 1° dia de prova: 90 questões, com 45 de Ciências Humanas e 45 questões de Linguagens e Códigos, e somado a isso, tem a redação;
  • 2° dia de prova: 90 questões, com 45 de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Como consultar o lugar de prova do Enem deste ano?

Muitos estão ansiosos para a prova do Enem 2021, e com isso querem logo saber onde irão fazer a prova.

Primeiramente, para saber qual o lugar do Exame, é preciso acessar o site do Enem, e entrar na Página do Participante.

Após isso, o interessado precisa responder o desafio solicitado na página, e posteriormente inserir o CPF e senha do Enem.

Depois, deve clicar em “cartão de confirmação”. Dessa forma, o estudante pode verificar seu local de prova, com o nome do estabelecimento e endereço, sala, horário, e outros detalhes.

No que pode ser usada a prova do Enem 2021?

A prova do Enem 2021 é essencial, principalmente para aqueles que querem um ensino superior. No Brasil, você pode ingressar tanto em uma universidade ou instituição pública, ou então em uma faculdade particular, neste último caso com financiamento do governo federal.

A princípio, esse ingresso na graduação ocorre tanto pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), quanto pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil). Em paralelo, também pode ocorrer que a universidade adote a nota da prova em substituição ao vestibular.

Além disso, o Enem é aceito tanto em instituições brasileiras como estrangeiras, afinal, universidades de Portugal também aceitam o Exame.

Desse modo, qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, ou esteja para concluí-lo, pode fazer a prova do Enem 2021 e tentar ingressar em uma faculdade no Brasil ou em Portugal.

Se você quer obter mais informações sobre vestibular e outras notícias sobre graduação, acesse este link. Não esqueça de deixar seu comentário!

Tayná

Tauná é redatora e estudante de serviço social. Contato: taynaquinoo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *