UFAL abre inscrições para Mestrado em Antropologia Social

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal de Alagoas, abriu inscrições para Mestrado na área. As vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2022. Tanto graduados em Ciências Sociais, como em outros cursos, podem participar. 

Estão disponíveis 12 vagas no total, para duas linhas de pesquisa: Etnicidade, corpo e política; e Práticas culturais, imagem e memória. Com isso, cada professor poderá orientar no máximo 2 mestrandos.

As bolsas não são garantidas a todos os alunos, no entanto é possível conseguir uma, de acordo com o que as agências financiadoras, a CONSUNI/UFAL, e a Comissão de Bolsas do Programa estabelecem como critérios.

Por conseguinte, o interessado não precisa pagar taxa de inscrição, e indígenas, pessoas com deficiência e afrodescendentes possuem vagas disponíveis exclusivas, de acordo com as políticas de ações afirmativas.

Como se inscrever para o Mestrado em Antropologia Social

As inscrições podem ser feitas até às 23h55 do dia 16 de setembro de 2021, e devem ser realizadas no site do SIGAA da UFAL.

Apenas documentos em formato PDF são aceitos. Por exemplo, são necessários: projeto de pesquisa, currículo Lattes/CNPq, diploma ou certidão de conclusão de curso, entre outros relevantes.

Além disso, para obter o diploma de Mestrado em Antropologia Social, o candidato deve apresentar um certificado de proficiência em língua estrangeira, seja em inglês, espanhol ou francês.

Somado a isso, o processo de seleção possui 3 fases. Em primeiro lugar, a análise do projeto de pesquisa, depois o ensaio teórico, e por fim, a defesa de candidatura que ocorrerá via Google Meet.

Para ver mais detalhes sobre o processo de seleção, inscrições e outros, acesse o edital.

Cronograma

  • Inscrições: de 30 de julho de 2021 a 16 de setembro de 2021;
  • Avaliação dos projetos de pesquisa: de 24 de setembro a 04 de outubro de 2021;
  • Análise do ensaio teórico: 05 a 11 de outubro de 2021;
  • Defesa de candidaturas: 18 e 19 de outubro de 2021;
  • Resultado final: 08 de novembro de 2021.

Tayná

Tauná é redatora e estudante de serviço social. Contato: taynaquinoo@gmail.com

2 thoughts on “UFAL abre inscrições para Mestrado em Antropologia Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *